Analise economica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (628 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Neste trabalho será apresentada uma análise de um fato econômico, este fato esta relacionado com assuntos corriqueiros do nosso cotidiano.
No entanto a noticia a ser estudadatrata-se de uma abordagem sobre o desemprego na nossa sociedade, relatando que nos últimos dias o desemprego caiu em seis de sete regiões metropolitanas do país, o recuo não é apenas conseqüência doaumento da criação de vagas no mercado de trabalho, tem a ver com o número menor de pessoas buscando uma vaga.
Contudo a pesquisa, feita pela Fundação Seade e pelo Dieese (Departamento Intersindicalde Estatísticas e Estudos Socioeconômicos), registrou uma redução da PEA (População Economicamente Ativa), que é o número de gente em idade de serviço. Em outras palavras, um bom grupo se aposentou eoutro parou de trabalhar.

ANÁLISE ECONÔMICA
Podemos observar que a taxa de desemprego é a menor em vinte anos houve uma saída de 22 mil pessoas no mercado de trabalho. Menos de um em cada 10trabalhadores da Grande São Paulo está oficialmente sem emprego.
Isso porque a taxa de desemprego medida pela Ped (Pesquisa de Emprego e Desemprego) passou de 10,6%, em setembro, para 9,9% nomês passado. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (30) pela Fundação Seade e pelo Dieese.
Essa foi a primeira vez desde janeiro de 1991 que a taxa ficou em um dígito. Em outubro, havia1,66 milhão de pessoas desempregadas nas 39 cidades da Região Metropolitana de São Paulo, incluindo a capital, onde há 9,704 milhões de pessoas exercendo algum tipo de trabalho.
Os números mostramque 78 mil pessoas deixaram de buscar emprego ou saíram do mercado de trabalho, enquanto outras 56 mil vagas foram abertas. Houve mais vagas de empregos criadas do que o número de pessoas entrando nomercado.
Apesar do dado positivo, a região metropolitana de SP foi a que menos cresceu na taxa de ocupação: que aumentou 0,6% entre setembro e outubro. Considerando todo o país, a região...
tracking img