ANALISE DO PROJETO POL TICO PEDAG GICO ppp

1616 palavras 7 páginas
ANALISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Os problemas atuais da educação pública brasileira, quanto a qualidade do ensino e da gestão escolar, refletem o processo histórico pelo qual passou o nosso país, com uma escolarização pública tardia, muito desigual, incompleta, atingindo o interior muito tempo depois, por conseqüência longe do seu povo, e somente começando a discussão do princípio da universalização, com medidas efetivas, a partir de 1950.
Na década de 1980, o Brasil vivia o movimento de democratização, após um longo período de ditadura. Na elaboração da Constituição de 1988, diversas entidades pensadoras e defensoras da educação lutaram por uma gestão democrática do ensino público, lutas que obtiveram como resultado a inserção na lei magna de um capitulo exclusivo para a educação, e como conseqüência a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) em 1996, onde, exigia de toda escola a apresentação de um projeto político pedagógico (PPP).
Entretanto, o processo histórico trouxe consigo o legado da má gestão pública, os processos de deterioração da instituição escolar e familiar, e da desvalorização da carreira de magistério. Em relação a estas situações Reis e Lobato (2011) nos diz:
[...] tivemos certeza de que os problemas ultrapassam barreiras econômicas e sociais. São educadores que não educam, são famílias que não cumprem seus papeis básicos de familiares, são crianças e jovens com valores invertidos, são gestores que não se engajam em suas obrigações, é o descaso público, é a má formação acadêmica, enfim, são muitos problemas e poucas soluções.
Importante enfatizar que o professor tem um papel político fundamental – formar o ser social, ou seja, permitir ao aluno pensar e conquistar a sua cidadania. A proposta da elaboração de um PPP pode ajudar a escola e a comunidade a perceberem como transformar sua realidade em algo melhor. O papel da escola moderna, compulsoriamente, necessita de uma atuação inovadora e sustentável ao longo

Relacionados