Analise do ppp e curriculo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3432 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
INSTITUTO INSIKIRAN DE FORMACAO SUPERIOR INDIGENA
CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID) / DIVERSIDADE




PEDRO RODRIGUES DA SILVA





RELATÓRIO II
ANÁLISE DO PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO E CURRÍCULO








TABA LASCADA/CANTÁ2012
PEDRO RODRIGUES DA SILVA







RELATÓRIO II
ANLISE DO PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO E CURRÍCULO





Relatório apresentado ao Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal de Roraima, para Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) / Diversidade.
Prof.







TABALASCADA/CANTÁ
2012
Sumário

APRESENTAÇÃO 4
OBJETIVOS GERAIS 5
OBEJTIVOS ESPECIFICOS 5
METODOLOGIA 5
ANALISE DO PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO 6
INTRODUÇÃO 6
CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO 7
CONCEPÇÃO DE ESCOLA 7
CONCEPÇÃO DE CONHECIMENTO 8
CONCEPÇÃO DE PROFESSOR 8
CONCEPÇÃO DE ALUNO 8
CONCEPÇÃO DE PAIS 9
CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO 9
OBJETIVOS GERAIS EDUCACIONAIS 10
CURRÍCULO 11
CONsideraçõesfinais 13
REFERENCIAS 14


APRESENTAÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo de apresentar as características do Projeto Politico Pedagógico, currículo e os aspectos educacionais, em cada seção de analises dispõe de elementos fundamentais para o processo de reconstrução e reflexão do projeto.
A Escola Estadual Indígena Prof. Ednilson Lima Cavalcante localizada na Comunidade IndígenaTaba Lascada, Região Serra da Lua, Município de Cantá. Iniciou a elaboração do Projeto Politico Pedagógico a parti da Necessidade de garantir uma educação equivalente em aspectos sociocultural, socioeconômica e sociolinguística.
O projeto passou por vários processos de elaboração, analises organização e estruturação, contemplando toda a realidade e especificidade, caracterizada em Escola Indígena.Analiticamente o Projeto Político Pedagógico tem suas diferenças e indiferenças de acordo com a regionalidade, diversidade cultural e enfim. Esses fatores influenciam na construção do (PPP). Essas percepções diante de uma educação podem ser refletidas na partica social.
O Projeto Politico Pedagógico e Currículo cumpre a função de dá um rumo, um a direção à instituição, (Veigas). Segundo, Passos“tem que ter a característica de cada escola”. Também Vasconcellos afirma que, “o instrumento teórico e metodológicos que visa a ajudar a enfrentar os desafios no cotidiano da escola, só que de forma refletida, consciente, sistematizada, orgânica, cientifica, e, o que é essencial, participativa”.
O projeto Politico Pedagógico é uma nova característica de processo de ensino e aprendizagematribuída á qualquer Instituição de ensino, com objetivos e metas almejados pelos atores críticos criativos para uma sociedade justa, capaz de tomar iniciativas e promover mudanças em diversos aspectos sociais.
O termo currículo é encontrado em registros do século XVII, sempre relacionado a um projeto de controle do ensino e da aprendizagem, ou seja, da atividade prática da escola. Desde os seusprimórdios, currículo envolvia uma associação entre o conceito de ordem e método, caracterizando-se como um instrumento facilitador da administração escolar.

OBJETIVOS GERAIS
Compreender e analisar o Projeto Politico Pedagógico, de tal maneira apresentar a importância do currículo escolar. Que é um dos pontos mais difíceis a serem enfrentados pela escola. Quem define o que e como a escola deve ensinar?Esses são fatores que precisam ser formuladas reformuladas para não haver nenhum equivoco na execução do projeto.
OBEJTIVOS ESPECIFICOS
* Apresentar a característica do projeto politico pedagógico e a aplicabilidade do currículo;
* Analisar os objetivos e metas do projeto politico pedagógico;
* Compreender o processo de avaliação;
* Apresentar propostas de implementação do...
tracking img