Analise do livro bisa bia, bisa bel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1732 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Bisa Bia, Bisa Bel.
O livro foi escrito por Ana Maria Machado e ilustrado por Regina Yolanda, o livro é composto de 56 páginas e dividido em 8 capítulos.

Personagens primários:
Isabel, mais conhecida como Bel, uma menina de aproximadamente 10 anos. Bel é uma garota inteligente e bastante curiosa, como a maioria das crianças tem uma imaginação enorme.
A mãe de Isabel, da qual o livro nãofala a idade, aparentemente tem uma vida corrida, dividida entre trabalho e as obrigações do lar, porém é extremamente carinhosa e atenciosa com a filha, procurando sempre responder suas perguntas e tirar suas dúvidas.
Beatriz, a bisavó de Isabel, apelidada carinhosamente por ela de Bisa Bia. É totalmente presa às tradições e costumes de sua época, e por conta disso em vários trechos da históriaentra em contradição com a bisneta Isabel, pois, deseja que Isabel seja comportada e recatada, assim como Bisa Bia era quando criança.

Personagens secundários:
Dona Sônia, professora de história de Isabel, muito carinhosa e preocupada com os alunos, certa vez viu o retrato de Bisa Bia com Isabel e foi logo fazendo questão de saber quem era e quando em um pequeno descuido Isabel perdeu o retratode sua bisavó Dona Sônia o encontrou e guardou para entregar a ela.
Fazem parte da história também alguns amiguinhos de Isabel como:
o Sérgio, por quem Isabel tinha uma pequena paixão.Era um menino travesso que sempre se metia em confusão com Isabel em suas brincadeiras, por exemplo, roubar goiabas de uma vizinha que estava viajando.
o Marcela: uma menina “nojenta e metida a besta”, o que sepercebe em uma descrição que Isabel faz de Marcela: “Menininha toda frosô, arrumada numa roupa de boutique, fivela de florzinha no cabelo, falando mole e cheia de nhém-nhém-nhém”.
Linguagem:
Linguagem coloquial simples com diálogos do próprio cotidiano, o texto é bastante dinâmico e de fácil compreensão, leva o leitor a prender atenção no texto e manter interesse pela história.
Foco narrativo:O texto tem um narrador personagem, é a própria protagonista quem conta a história, sendo assim, a narração é em primeira pessoa.

Temática central:
Isabel em meio às arrumações de sua mãe encontra um retrato de sua bisavó Beatriz quando ainda era criança. A partir do momento em que vê o retrato, simplesmente se apaixona por ele, e pede para que sua mãe dê para ela o retrato.
Depois queIsabel ganhou o retrato de sua mãe, ‘’não se separou mais de sua bisavó’’. Levava-o pra todo lugar, levava à escola, brincava, fazia as refeições, enfim eram amigas inseparáveis, porém, certo dia Isabel por descuido perdeu o retrato de sua bisavó em sua escola, mais isso não foi motivo para Bisa Bia e ela se separarem. Bisa Bia passou a morar dentro de Isabel como uma tatuagem transparente descrevia amenina, elas se tornarão mais amigas ainda, pelo fato de que agora Isabel escutava a voz de Isabel vindo de dentro dela.
As duas se davam muito bem, porém, a vida delas não eram só de alegria. Isabel e sua bisavó algumas vezes discutiam, Bisa Bia era extremamente conservadora e não concordava com alguns dos costumes de Isabel, dizia que meninas não podiam usar short, correr ou assoviar, jáIsabel achava que menina podia fazer tudo isso sim. Então entravam em contradição, o que dá um ar totalmente engraçado a história, Bisa Bia dizia que não e Isabel dizia que sim.
Ar engraçado mesmo recebeu a história quando Isabel descobriu que além de ouvir a voz de sua bisavó que vinha de dentro dela, podia ouvir também a voz de sua neta, a Beta. As três explicavam, conversavam e claro discutiam oscostumes de cada época e sempre se amando e se respeitando, sempre juntas e invencíveis, como um dos títulos do capítulo sugere: eram como uma trança.
Temas complementares:
Alguns dos temas complementares são:
o A paixão de Isabel por Sérgio, e a disputa pela atenção dele que ocorre entre ela e Marcela.
o Bisa Bia dizia que Marcela ganhava a atenção de Sérgio por ser comportada e recatada...
tracking img