Analise do filme quanto vale ou é por quilo?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1693 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise Fílmica – QUANTO VALE OU É POR QUILO

1. Informações básicas para identificação do filme:

a) País de origem, ano de produção, gênero.
O filme “Quanto vale ou é por quilo?” é originário do Brasil, produzido em 2005 e classifica-se como gênero drama.

b) Créditos principais (direção, roteiro, elenco, etc.).

Dirigido por Sérgio Bianchi.
Produzido por Sérgio Bianchi,Eduardo Benaim e Newton Canitto é baseado no conto “Pai contra mãe” de Machado de Assis.
Elenco Ana Carbatti (escrava Arminda e jovem militante Arminda), Cláudia Mello (Mônica – funcionária da ONG de D. Noêmia, mãe de Clara e nora de Candinho), Hérson Capri (Marco Aurélio – proprietário da Stiner Empreendimentos Assistenciais, marqueteiro), Caco Ciocler (Ricardo Pedrosa – advogado lobista e braçodireito de Marco Aurélio), Ana Lúcia Torre (Noêmia – proprietária e coordenadora da ONG Movimento de Amparo, voltada a moradores de rua e Maria Antônia do Rosário – viúva, dona de escravos), Sílvio Guindane (Candinho – jovem desempregado com mulher grávida, contratado como matador de aluguel), Myriam Pires (Judite – tia de Arminda e mãe de Dido, trabalha como serviços gerais na Stiner) e Lena Roque(Lurdes – moradora da periferia, funcionária da Stiner); como atores convidados Leona Cavalli (Clara – mulher de Candinho, grávida), Umberto Magnani, Joana Fomm (Maria Amélia – amiga de socialite), Marcélia Cartaxo (funcionária de ONG, na xácara) e Odelair Rodrigues (Lucrécia – escrava); como participação especial Lázaro Ramos (Dido – sequestrador de Marco Aurélio), Ariclê Peres (Marta Figueiredo– socialite, possui programa social dirigido a crianças e família), Zezé Motta (Joana – negra forra), Antônio Abujamra (proprietário de escravo, branco), Ênio Gonçalves, Clara Carvalho, Noemi Marinho, Caio Blat (Bira – assistente de produção de comerciais para ONGS) e José Rubens Chachá; e como locutores Leonardo Medeiros, Milton Gonçalves (locução), Valéria Grillo (locução) e Jorge Helal(locução).
O tempo de duração do filme é de 108 minutos.

2. Análise dos personagens:
a) Quem são o que pensam e como se comportam?

Arminda – Escrava fugitiva grávida e jovem militante moradora de comunidade periférica. Empenhada com projeto de informática a ser implantada na periferia pela Stiner Empreendimentos Assistenciais, descobre através de um amigo que detrás dos trabalhos deresponsabilidade social existe um sistema de corrupção o qual tanto a Stiner quanto o poder público local lucram com o superfaturamento. Ao perceber que os computadores que deveriam ser entregues na comunidade eram para ser novos, inicia a militância para que a comunidade receba os computadores a que fazem jus.
Mônica – Funcionária da ONG de D. Noêmia. Sonha em ter sua própria ONG para que possa teruma vida melhor com sua família.
Marco Aurélio – Proprietário da Stiner Empreendimentos Assistenciais, empresa especializada em marketing social que presta consultoria, elabora e executa projetos assistenciais para melhorar a imagem de grandes empresas. Começa a assessorar também entidades assistenciais em projetos de comunicação e captação de recursos junto a empresas e órgãos públicos. Enriquecom este tipo de trabalho.
Ricardo Pedrosa – Advogado lobista e braço direito de Marco Aurélio. Homem sem escrúpulos, que media os contatos e acordos para que a empresa Stiner venha a faturar.
Noêmia – Proprietária e coordenadora de ONG Movimento de Amparo, voltada para promover ações assistencialistas a moradores de rua. Participam do grupo seus filhos Héctor, 16-17 anos e André, 19 anos. Sãofuncionárias da ONG Mônica e Adélia. A renda de D. Noêmia é obtida através da ONG. Também, viúva e proprietária de escravos, costuma comercializar seus escravos para obter ganhos.
Candinho – Jovem desempregado com mulher grávida. É contratado como matador de aluguel, aceita o trabalho porque precisa sustentar a família e ter o respeito da sogra.
Judite – Tia de Arminda e mãe de Dido. Branca,...
tracking img