Analise do cap. 6 do texto as mais belas mentiras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (334 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise do texto: ´´As Mais Belas Mentiras ``, Cap. 6: O Trabalho

Ao analisar o capitulo 6 do texto: ´´ As Mais Belas Mentiras ``, que aborda sobre o trabalho, foi possível observar que a autorafaz algumas criticas ao livros de leituras usados no ensino fundamental em series iniciais, pois o trabalho é mostrado de uma forma muito lúdica, onde o trabalho é uma forma de alcançar a felicidade,as imagens mostram todos trabalhando felizes e sorrindo, como se o trabalho fosse uma diversão e não uma ´´ obrigação ``,como é para a maioria da população, onde na sociedade capitalista em quevivemos , temos o dever de trabalhar para assim podermos saciar as necessidades básicas do ser humano.
O trabalho segundos os livros de leitura alem de ser uma forma de alcançar a felicidade,é um esforçoque sempre é bem recompensado com um bom dinheiro, o que na verdade não acontece, distorcendo então toda a realidade econômica de uma sociedade capitalista, mostrando para a criança uma concepção deque qualquer que seja o trabalho que ela ira exercer, sempre será bem recompensado, com muito lucro.
Segundo a autora..., o livros de leitura mostram as profissões de uma forma mais antiga, ondemuitas coisas são feitas ainda artesanalmente, diferente de hoje,onde no campo o homem foi substituído por maquinas agrícolas, nas cidades as industrias foi tomado por maquinas, visando uma maiorprodução e alcançando mais lucros.
As profissões manos remuneradas como o lixeiro, o carteiro, o tintureiro são mostradas as crianças como se esses profissionais tivessem o mesmo status-sócio- econômico domédico ou do engenheiro.
O mundo das relações de trabalho é visto como um mundo harmonioso, onde há amor, compreensão e amizade entre patrão e empregado.
O trabalho então é visto sempre como uma formade muita alegria, sem provocar ao menos cansaço, não há nenhum trabalho que seja inferior ao outro, todo são iguais.
Os textos de leitura jamais explicitam os reais mecanismos econômicos e...
tracking img