Socilogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2363 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A sociologia Geral, como uma cadeira do curso de Administração Pública, ela busca analisar os factos sociais, ou seja analisar fenómenos que ocorrem na sociedade e que sejam dotados de um significado para os indivíduos dentro de uma sociedade. Assim ela aparece como sendo o estudo da realidade social.
Historicamente a Sociologia é uma ciência em construção desde início e meadosdo século XIX, procurando sempre explicar as estruturas sociais, os processos sociais, políticos, económicos e culturais da sociedade moderna. A partir dos conhecimentos teóricos e científicos da sociologia, estamos em melhores condições de compreender os acontecimentos sociais da organização social e de vida humana em sociedade. (Manual da sociologia geral, 1º ano, p.1, Beira: UCM-CED, 2010).Segundo E. Durkhein, Facto social é toda maneira de fazer fixada ou não, susceptível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria independente das manifestações individuais que possam ter.
A sociologia em tanto que ciência autónoma, esta surge por volta dos anos de 1839, altura em que Auguste Comtéforjou e usou pela primeira vez o termo no seu livro Curso de Filosofia Positiva.
E com Emlé Durkhein, passou a ser vista como ciência, ao defender que a sociologia estudava factos sociais, ou seja, o objecto do estudo da sociologia deve ser o facto social, pois ela deriva da vida em sociedade, que e caracterizado pelo conjunto de factos sociais estabelecidos.
Podemos classificar como fatossociais as regras jurídicas, morais, dogmas religiosos, sistemas financeiros, maneiras de agir, costumes, etc., enfim, todo um conjunto de “fazer”, exteriores ao indivíduo e aplicáveis a toda a sociedade, que são capazes de condicionar ou até determinar suas acções; sendo este “fazer” dotado de existência própria, ou seja, independente de manifestações individuais.
Pelo presente trabalho, pretendoeu como estudante do curso de Administração Pública, abordar um fenómeno objectivo, que porte em si as três características (generalidade, exterioridade e coercividade,) na sociedade Moçambicana.
LÍNGUA PORTUGUESA COMO FACTO QUE TORNA UNO A CULTURA DO POVO MOÇAMBICANO.
Os primeiros habitantes da África Austral, por sinal região onde se situa Moçambique, país em estudo neste tema, foramprovavelmente os falantes da língua khoisans: os hotentores e os bosquimonos. A distinção entre ambos, situa-se basicamente no nível cultural. Segundo Fage, p.21, os hotentotes eram pastores, enquanto os bosquimans eram caçadores. (História das Sociedades, 1º ano, p.85, UCM-CED,2010).
Se associarmos este princípio com dois grandes movimentos revolucionários que implantaram o processo liberal que deusustentação ao desenvolvimento de modo de produção capitalista e estado Burguês no Ocidente, e que a complexidade da sociedade moderna é resultado de um processo histórico que inclui sujeitos, que produzem fenómenos sociais complexos, podemos afirmar que Moçambique passou por uma forte transformação na sua identidade sócio cultural. Constitui por exemplo um facto social, a institucionalização dalíngua portuguesa como língua oficial em detrimento de línguas nacionais moçambicanas.
No entanto, devemos ressaltar que nem todo fato comum em determinada sociedade pode ser considerado fato social, não é a generalidade que serve para caracterizar este fenómeno sociológico, mas sim a influência dos padrões sociais e culturais, da sociedade como um todo, sobre o comportamento dos indivíduos queintegram esta sociedade. Importa referir que um facto social como me referi na minha página introdutória deve portar as três características.
E considero este fenómeno, ser um facto social pois ele porta as três características:
Generalidade: A língua portuguesa, língua oficialmente falada em Moçambique apresenta uma generalidade do facto social, ou seja é característica geral do povo...
tracking img