Analise de o sentimento dum ocidental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1247 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A representação do eu-lírico (1ª pessoa do singular e do plural)

Possui algumas das características estilísticas e linguísticas: vocabulário objetivo; imagens extremamente visuais de modo a dar uma dimensão realista do mundo (daí poeta-pintor); pormenor descritivo; mistura o físico e o moral; combina sensações; usa sinestesias, metáforas, comparações; emprega dois ou mais adjetivos aqualificar o mesmo substantivo; quadras, em versos decassilábicos ou alexandrinos.
À medida em que descreve as ruas e as pessoas, o eu-poético registra impressões que se entrecruzam em diferentes tempos (cronológico - presente e passado - e psicológico) e espaços (cidade presente, cidade passada, memória, história etc.).
O Sentimento "ressuma o tédio citadino", na esteira de Baudelaire."Tédio pessoal que se transmuta gradualmente em dor anônima duma cidade humanizada. Em técnica contrapontística, uma piedade humana que se transmuta gradualmente em revolta, em sarcasmo (Serrão 1957: 70)." O poema encerra "um lirismo não-amoroso, não panfletário, não-metafísico. Lirismo dum repórter, mas dum repórter atraído pela cidade, sensível a todas as suas pulsações, inclusive asnauseantes, disformes ou repugnantes." (Moisés 1989: 303-304).
O Sentimento dum Ocidental é composto de quatro partes, cada uma delas com onze estrofes de quatro versos cada. O número quatro parece "perseguir" o poema: estrofes de quatro versos ou quadras, num total de 44 estrofes e, por conseguinte, 176 versos. A palavra quadra, que designa normalmente estrofes de quatro versos, parecetransformar-se em quadros, isto é, quatro quadros, ou seja, dois versos mais dois versos, no interior dos versos.
A visão particular (ora eu, ora nós, ora ele) vai ampliando o círculo de ação (simbolização da realidade por meio das palavras) e torna-se geral, se universaliza num sentimento nacional e se torna o sentimento de um ocidental. O individual e o coletivo, por fora e por dentro, o ontem namemória e na lembrança a partir de um elemento da realidade presente, e o hoje que provoca sensações e sentimentos diversos.
Numa outra correlação, podemos dizer que a poesia torna-se pintura, pois o poeta olha a realidade por uma luneta de uma lente só e encontra quadros revoltados (panoramas, paisagens), que se configura como a metáfora de O Sentimento. A palavra passa a ser cores e manchas,que se articulam em frases rápidas e curtas, aliás, pinceladas e traços. As quadras passam a ser dísticos duplos, isto é, miniaturas concentradas em pares de versos.

Se levarmos em conta o registro de impressões, emoções e sentimentos despertados no espírito do artista, através dos sentidos, cenas, incidentes e caracteres (Proença Filho 1973: 266), a primeira estrofe de O Sentimento já nosapresenta o impressionismo literário.
Ao nível lexical, o poeta contrapõe mundo exterior (rua, anoitecer, sombras, bulício, Tejo, maresia) ao mundo exterior (soturnidade, melancolia, desejo absurdo de sofrer). É um trajeto do olhar que vê a realidade, mostra-a através das constrições expressivas (predomínio de substantivos, isto é, de nomeadores de aspectos da realidade) que se relacionamparadoxalmente com o estado de espírito do eu-poético.
"O impressionismo capta os fatos exteriores sem referi-los a causa ou efeito. Prefere as formas impessoais, as construções nominais, as sinestesias. Cada objeto na captação impressionista aparece animado de um dinamismo interno... (Castagnino 1971: 237)". A terceira estrofe parece enquadrar-se na afirmação de Raúl Castagnino: os carrosbatem e levam - não há relação com causa e efeito, pois os carros são conduzidos e, no seu interior, são transportadas as pessoas.
Até a terceira estrofe, também se apresenta como impressionista a concisão com que as imagens se sucedem nos dois primeiros versos, e que, de certa forma, se opõem aos dois últimos, no que se refere à estrutura lógica. O tipo de construção sugere um olhar que...
tracking img