Analise de solo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (750 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
OBJETIVO DA COLETA DE AMOSTRAS DE SOLO
Uma amostra de solo consiste em uma pequena porção de terra capaz de representá–lo em uma análise química e física. Como esta porção é pequena em relação àquantidade de solo que irá representar, deve-se tomar todo cuidado na retirada dessa amostra. Com a amostragem, feita de maneira técnica, pretende-se chegar a uma cópia fiel do terreno que queremosanalisar.
TIPOS DE AMOSTRAS
Para que se consiga fazer uma boa amostragem do solo, devemos coletar primeiro amostras simples e em seguida, ao misturarmos essas amostras simples, formamos uma amostracomposta:
a) O que é uma amostra simples? Para que uma pequena quantidade de terra represente a área que queremos avaliar a fertilidade, devemos tirar uma porção de terra em vários pontos. A terra decada ponto deve ser colocada em um recipiente, como um balde de plástico bem limpo.Então, amostra simples é cada porção individual de terra que foi retirada em cada ponto da área.
b) O que é amostracomposta? Depois de retiradas as amostras simples, estas devem ser bem misturadas no balde, até que fiquem bem homogeneizadas. Essa mistura é a amostra composta.
EM QUE ÉPOCA FAZER A AMOSTRAGEM
Fazer aamostragem pelo menos 3 meses antes do plantio, para dar tempo de analisar o solo e aplicar na área o que for necessário.
EQUIPAMENTOS PARA A AMOSTRAGEM
Para a retirada das amostras simples,utiliza-se diversos tipos de trados. Pode-se também usar ferramentas da fazenda como: enxada, pá reta (cortadeira), enxadão, que estejam bem limpas.


OBTENÇÃO DAS AMOSTRAS
1) Onde tirar as amostrassimples?
Para se coletar as amostras simples, deve-se separar a área em locais iguais (glebas homogêneas). Por exemplo, se a área em que se deseja fazer a amostragem apresentar 2 tipos de solos,devemos fazer amostragens simples para cada local, isto resultará em duas amostras compostas, uma para cada tipo de solo. Para separar as glebas homogêneas devemos levar em consideração:
a) o tipo de...
tracking img