Analise de porter

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1192 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise das 5 forças de Porter para o segmento de Fast Food.

Introdução
O modelo das Cinco Forças foi concebido por Michael Porter em 1979 e destina-se à análise da competição entre empresas. O modelo considera cinco fatores, as "forças" competitivas, que devem ser estudados para que se possa desenvolver uma estratégia empresarial eficiente.
Essas cinco forças são utilizadas em uma empresapara gerir a sua capacidade em servir os seus clientes e obter lucros. Uma mudança em qualquer uma das forças normalmente requer uma nova pesquisa (análise) para re-avaliar o mercado.
As cinco forças de Porter são:
* Ameaça de novos entrantes
* Rivalidade entre os concorrentes
* Ameaça de produtos substitutos
* Poder de barganha dos clientes
* Poder de barganha dosfornecedores
Avaliando o mercado
A “cultura” do hambúrguer no Brasil iniciou-se com a rede de lanchonetes Bob’s, na década de 50, em Copacabana. Uma rede que possuía em 1998 lojas em mais de 22 estados e foi a pioneira do conceito de sanduíche-refeição neste país.
Daquela década aos tempos atuais tudo mudou neste seguimento e surgiram verdadeiros gigantes do Fast Food, como o McDonalds, o primeiro emais forte concorrente do Bob’s.
Para utilizar o modelo Porter para a indústria do Fast Food de hoje, deve-se observar os tipos existentes no mercado, que são: os independentes, com apenas uma loja; as redes, que operam com mais de uma loja sob a mesma direção; e as franquias, em que o franqueador proporciona ao franqueado o sistema operacional e de marketing para desempenhar as atividades e umaexclusividade para operar em certa região.
Com estes tipos em mente, podemos passar à avaliação deste seguimento de mercado com base nas cinco forças proposta por M. Porter.
As cinco forças
* Ameaças de entrada (+)
Para Porter, novas empresas que entram para uma indústria trazem nova capacidade, o desejo de ganhar parcela de mercado e, freqüentemente, recursos substanciais, o que torna acompetição mais intensa. Isso pode trazer duas conseqüências: a queda dos preços ou inflacionamento dos custos dos participantes da indústria. Isso reduz a rentabilidade do segmento como um todo. Porém a ameaça à entrada de novas empresas em uma indústria depende das barreiras existentes, em conjunto com a reação que o entrante pode esperar da parte dos concorrentes já estabelecidos.
As barreiraspodem ser várias. A principal delas, para a entrada de um novo concorrente, é a localização favorável, já que este é considerado fator fundamental como atributo de escolha da loja pelo cliente.
Para o seguimento de franquias, a curva de aprendizagem é considerada a principal barreira à entrada, porque, nesse segmento, as lojas trabalham com padrões pré-estabelecidos e necessitam de altatecnologia e treinamento, além da necessidade de coordenação com a central, o que dificulta resolução de problemas imediatos.
Outra barreira altamente significativa neste segmento são os custos fixos relacionados à matéria-prima e seus canais de distribuição, uma vez que a necessidade de padronização obriga as lojas a trazerem matéria-prima de longas distâncias.
Atualmente uma nova entrada noseguimento deve ser cuidadosamente avaliada devido à grande concorrência, tanto dos seguimentos de franquias quanto das redes e independentes.
É importante considerar que uma nova entrada, ao contrário do que se pensa, pode ser benéfica. Se não o for ao sistema de franquia, será ao seguimento de redes e independentes, que são forçados e melhorarem sua qualidade de serviços.
* Rivalidade entre osconcorrentes (+ ou -)
Segundo Porter, a rivalidade entre as empresas, em uma determinada indústria, ocorre pelo fato de os competidores sentirem sua rentabilidade pressionada para baixo, ou por perceberem alguma possibilidade de melhorar sua posição no mercado.
A rivalidade assume a forma de disputa por disposição e são utilizadas táticas de concorrência de preços, lançamentos de novos produtos e...
tracking img