Analise de investimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2285 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACNET - Faculdade de Negócios e Tecnologias da Informação



ATPS
Análise de Investimentos
TURMA 5B




Professor: Helio Carneiro





Taguatinga-DF
2012 





Etapa Nº 1:

Aula-tema: Os Tipos de Investimentos

Passo 1 – Pesquise no livro-texto e em bibliografias complementares informações sobre os tipos de investimentos, analise e faça um relatório sobre oassunto.

Investimento é um conceito originário da Economia e que tem uma grande importância para as organizações. O Investimento no seu sentido econômico, significa utilizar recursos disponíveis, no tempo presente, para criar mais recursos no futuro. De forma simples, um investimento é qualquer ato ou ação que implique renunciar a recursos no presente na expectativa de obter mais recursos nofuturo.

Os investimentos podem ser de diversos tipos, mas basicamente dividem-se em três grandes categorias:

a) Investimentos públicos: São recursos disponibilizados pelo governo ou entidades públicas, geralmente não tem por objetivo gerar retornos monetários, mas sim sociais. Alguns exemplos: hospitais, escolas, rede de saneamento básico, dentre outros.
b) Investimentos privados: São recursosdisponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores. Esses são os maiores geradores de empregos e tributos de qualquer país capitalista. Alguns exemplos: fábricas particulares, lojas de varejo, shoppings centers dentre outros.
c) Investimentos mistos: São recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades públicas eem parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Esse tipo de investimento normalmente estrutura-se na forma de uma empresa de capital misto e gera tanto bem-estar quanto retorno monetário para a sociedade. Alguns exemplos: Petrobrás e Banco do Brasil.

Alimentação é o principal ramo do empreendedorismo brasileiro
Abrir restaurantes, lanchonetes, montar carroça de cachorro-quenteou fabricar doces e salgados são as atividades empreendedoras de maior interesse no Brasil. Cerca de 27% dos empreendedores iniciais (com até três anos e meio de atividade) e 20% dos negócios estabelecidos (com tempo de vida superior a três anos e meio) atuam no setor de alimentação. A conclusão é do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), que mede as taxas do empreendedorismo mundial. Orelatório da pesquisa foi divulgado nesta terça-feira (14), em Brasília.

Inovação tecnológica

Para o GEM, nestas atividades e na grande maioria dos outros segmentos do empreendedorismo brasileiro é quase inexistente a aplicação de inovações tecnológicas. Quando perguntados se seus produtos e serviços são considerados novos para seus clientes, 82,3% dos empreendedores iniciais afirmaram que nãooferecem novidades, contra 5,2% que afirmam positivamente à questão. O caso se acentua entre os negócios estabelecidos, formados por 85,7% de empreendedores que não consideram seus produtos novos, contra 5,8% que dizem oferecer novidades.

Geração de emprego

Outra característica dos empreendedores iniciais brasileiros que se assemelha à tendência mundial é a falta de perspectiva em gerar novosempregos. Cerca de 32% destes empreendedores não esperam contratar mão-de-obra nos próximos cinco anos. Em todo caso, não deixa de ser expressivo o percentual dos que têm vontade de gerar emprego (24%).

De forma inédita, a pesquisa GEM buscou avaliar as fontes de informação e orientação buscadas pelos empreendedores ao iniciar o seu negócio, O que se destaca na realidade brasileira é a faltade orientação para empreender. Em torno de 30% dos empreendedores afirmaram não ter tido qualquer tipo de orientação para iniciar o próprio negócio. Cerca de 33% dos empreendedores iniciais buscaram opinião de amigos e familiares. Entre os empreendedores estabelecidos, o percentual cai para 20%.
A principal fonte de conhecimento e aprendizado dos empreendedores estabelecidos é a experiência...
tracking img