Analise de investimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2188 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ATPS - Analise de Investimentos
1. Etapa 1
Nos dias de hoje, se planejar financeiramente para o futuro é essencial para qualquer pessoa, e uma das melhores maneiras de se fazer isso é investindo em fundos, ou até mesmo abrindo o próprio negócio, devido a essa necessidade, a quantidade de investidores interessados em buscar uma maior rentabilidade em investimentos, vem aumentando cada vez mais nopaís. Muitos preferem investir em fundos que são mais seguros ao invés de tentar um novo negócio, pois o risco de um empreendimento é muito maior e não se tem um retorno esperado muito rápido. Com a grande procura, o mercado criou diversas opções de investimentos, satisfazendo desde o investidor mais cauteloso até o mais agressivo.
Cuidados para investir
No momento em que uma pessoa decide fazerum investimento, ela deve se atentar a três principais aspectos, presentes em qualquer tipo de modalidade: o risco, a rentabilidade e a liquidez, que é a velocidade pelo qual o investidor pode se desfazer de seu investimento.
Riscos de uma aplicação financeira

Toda tipo de aplicação financeira está sujeita a riscos. Para reduzi-los, deve-se procurar informações sobre o tipo de aplicação, sobre ainstituição financeira e sobre as variáveis econômicas que podem influenciar o resultado esperado. Geralmente os rendimentos são maiores nas aplicações de maior risco. Algumas aplicações são parcialmente garantidas pelo Fundo Garantidor de Créditos - FGC.

Fundo de investimento – Qual a melhor opção

Escolher um fundo de investimento para aplicar seu dinheiro, é uma tarefa que requer muitaatenção, deve-se comparar um a um para decidir qual o melhor para sua pretensão.
Tipos de aplicações

As aplicações mais comuns no mercado financeiro são a Poupança, o Certificado de Depósito Bancário (CDB), o Recibo de Depósito Bancário (RDB), mas há outros Fundos de Investimento como Debênture, derivativos, fundos de ações, fundos de renda fixa, ouro, previdência privada, títulos públicos, dólar ououtras moedas entre outros. Entenda melhor como funciona dois dos mais conhecidos tipos de aplicação: poupança e o CDB (2º opção de investimento do grupo).

Características do CDB

O CDB (Certificado de Depósito Bancário) é um título de captação de recursos emitido pelos bancos, que funciona como um empréstimo que você faz à instituição financeira, recebendo uma remuneração em troca. Ao final daaplicação, o valor investido é acrescido de juros.
As taxas de rentabilidade podem ser pré-fixadas, pós-fixadas, flutuantes ou ter mais de uma base para remuneração, desde que o cliente obtenha a mais vantajosa:
Títulos pré-fixados – O investidor já sabe na hora da aplicação quanto vai receber em juros.
Título pós-fixados – A remuneração é definida depois do vencimento do título.
Taxas flutuantes –Estão ligadas a um percentual de variação de um índice, normalmente o Certificado de Depósito Interbancário (CDI), mas também pode ser TR, TJLP ou inflação.
As aplicações em CDB podem ser feitas por qualquer pessoa que seja correntista de um banco e tenha dinheiro para investir, sua rentabilidade não é muito alta, o que faz a aplicação ser muito mais segura.
No CDB há incidência do Imposto de Renda,que varia de 15% a 22,5%, de acordo com o tempo investido, pago no resgate da aplicação. Não há taxa de administração. Se o valor ficar aplicado por menos de 30 dias, será cobrado o Imposto sobre Operação Financeira (IOF).

Características da Poupança

Uma poupança pode ser aberta por qualquer pessoa em uma agência bancária. O rendimento da poupança é mensal, sendo atualizado sempre nadata de abertura da conta, o que é conhecido como aniversário. A valorização em relação ao total aplicado é sempre de 0,5% ao mês, mais TR (Taxa Referencial, calculada e divulgada diariamente pelo Banco Central). 
A poupança é um investimento de muito baixo risco. O principal problema está associado à eventual falência do banco onde está aplicado o dinheiro. Nesse caso, o Fundo Garantidor de...
tracking img