Meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5454 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SENSORIAMENTO REMOTO E GEOPROSSESAMENTO

AGOSTO 2012

DEFINIÇÃO

Sensoriamento remoto define-se por ser a ciência de obtenção de informações acerca de um objeto, área ou fenômeno, através da análise dos dados obtidos por instrumentos localizados a alguma distância desses alvos e relacionados de alguma maneira com os recursos naturais ou ambientes da Terra.

OBJETIVO
A utilização desensores de radiação eletromagnética para registrar imagens do meio físico que possam ser interpretadas de modo a gerar informações úteis.
HISTÓRICO E FINALIDADE

O sensoriamento remoto (SR) teve início com a invenção da câmara fotográfica que foi o primeiro instrumento utilizado e que, até os dias atuais, são ainda utilizadas para tomada de fotos aéreas. A câmara russa de filme pancromáticoKVR-1000, por exemplo, obtém fotografias a partir de satélites com uma resolução espacial de 2 a 3 m.
As aplicações militares quase sempre estiveram à frente no uso de novas tecnologias, e no SR não foi diferente. Relata-se que uma das primeiras aplicações do SR foi para uso militar. Para isto foi desenvolvida, no século passado, uma leve câmara fotográfica com disparador automático e ajustável. Essascâmaras, carregadas com pequenos rolos de filmes, eram fixadas ao peito de pombos-correio (Fig. 1.1), que eram levados para locais estrategicamente escolhidos de modo que, ao se dirigirem para o local de suas origens, sobrevoavam posições inimigas. Durante o percurso, as câmaras, previamente ajustadas, tomavam fotos da área ocupada pelo inimigo. Vários pombos eram abatidos a tiros pelo inimigo,mas boa parte deles conseguia chegar ao destino. As fotos obtidas consistiam em valioso material informativo, para o reconhecimento da posição e infra-estrutura de forças militares inimigas. Assim teve início uma das primeiras aplicações do SR.

Fig. 1.1 - Pombo com câmara fotográfica Fig. 1.2 - Satélite Landsat 1

No processo evolutivo das aplicações militares, os pombos foramsubstituídos por balões não tripulados que, presos por cabos, eram suspenso até a uma altura suficiente para tomadas de fotos das posições inimigas por meio de várias câmaras convenientemente fixadas ao balão. Após a tomada das fotos o balão era puxado de volta e as fotos reveladas eram utilizadas nas tarefas de reconhecimento.
Posteriormente, aviões foram utilizados como veículos para o transportedas câmaras. Na década de 60 surgiram os aviões norte americanos de espionagem denominados U2. Estes aviões, ainda hoje utilizados em versões mais modernas, voam a uma altitude acima de 20.000 m o que dificulta o seu abate por forças inimigas. Conduzido por apenas um piloto eles são totalmente recheados por sensores, câmaras e uma grande variedade de equipamentos. Estes aviões têm sido utilizadostambém para uso civil. Em 1995, um deles foi utilizado pelos Estados Unidos para monitoramento de queimadas e mapeamentos diversos, nas regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil.
A grande revolução do SR aconteceu no início da década de 70, com o lançamento dos satélites de recursos naturais terrestres, (Fig. 1.2). Os satélites, embora demandem grandes investimentos e muita energia nos seuslançamentos, orbitam em torno da Terra por vários anos.
Durante sua operação em órbita o consumo de energia é mínimo, pois são mantidos a grandes altitudes onde não existe resistência do ar e a pequena força gravitacional terrestre é equilibrada pela força centrífuga do movimento orbital do satélite. Estes aparatos espaciais executam um processo contínuo de tomadas de imagens da superfície terrestrecoletadas 24 h/dia, durante toda a vida útil dos satélites. Nesta apostila usaremos o termo imagem no lugar de foto de satélite, que têm o mesmo significado, embora o primeiro seja mais tecnicamente utilizado.
A evolução de quatro segmentos tecnológicos principais determinou o processo evolutivo do SR por satélites: a) Sensores – são os instrumentos que compõem o sistema de captação de dados e...
tracking img