Analise de investimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1100 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mercado monetário
O mercado monetário envolve as operações de curto e curtíssimo prazos, proporcionando um controle ágil e rápido da liquidez da economia e das taxas de juros básicas pretendidas pela política econômica das autoridades monetárias.
O mercado monetário consiste essencialmente em instituições financeiras e brokers, que por sua vez podem intermediar os instrumentos de curto prazopor conta de outras instituições não-financeiras. Os prazos de financiamento e aplicações neste mercado são tipicamente abaixo de 13 meses.
Os papéis são negociados nesse mercado tendo como perâmetro de referência a taxa de juros, que se constitui em sua mais importante moeda de transação. Os papéis que lastreiam as operações do mercado monetário caracterizam-se pelos reduzidos prazos de resgate aalta liquidez.
Ex: BBC – Bônus do Banco Central: de curto prazo, utilizados nos leilões de títulos públicos do Banco Central. Os prazos desses títulos são de 28, 35, 42 e 49 dias.

Mercado Crédito
Omercado de crédito engloba as operações de financiamento de curto e médio prazos dos vários agentes ecômico, direcionadas aos ativos permanentes e capital de giro das empresas. Esse mercado éconstituído, basicamente, pelos Bancos Comerciais e Sociedades Financeiras.
As operações desse mercado, dentro de uma política de especialização do Sistema Financeiro Nacional, são tipicamente realizads por instituições finceiras bancário (bancos comerciais e múltiplos). As atividades dos bancos, que visam principalmente reforçados o volume de captação de recursos, têm evoluído para um processo dediversificação de produtos financeiros e também na área de serviços prestados.
Ex: Descontos bancários de títulos, Contas garantidas, crédito rotativo.

Mercado de Câmbio
O mercado cambial é o segmento financeiro em que ocorrem operações de compras e vendas de moedas internacionais conversíveis, ou seja, em que se veridicam conversões de moeda nacional em estrangeiras e vice-versa. Esse mercadoreúne todos os agentes econômicos que tenham motivos para realizar transações com o exterior, como operadores de comércio internacional, instituições financeiras, investidores e bancos centrais, que tenham necessidades de realizar exportações e importações, pagamentos de dividendos, juros e principal de dívidas, royalties e recebimentos de capitais e outros valores.
Ex: Financiamento de capital degiro, operações de repasse e arrendamento mercantil.

Mercado de Capitais
O mercado de capitais assume papel dos mais relevantes no processo de desenvolvimento econômico. É o grande municiador de recursos permanentes para a economia, em virtude da ligação que efetua entre os que têm capacidade de poupança, ou seja, os investidores, e aqueles carentes de recursos de longo prazo, ou seja, queapresentam déficit de investimento.
O mercado de capitais está estruturado de forma a suprir as necessidades de investimentos dos agentes econômico, por meio de diversas modalidades de financiamentos a média e longo prazos para capital financeiras não bancárias, instituições componentes do sistema de poupança e empréstimo (SBPE) e diversas instituições auxiliares.
O mercado de capitais oferecetambém financiamentos com prazo indeterminado, como as operações que envolvem e emissão e subscrição de ações.
EX: Ações e Debêntures.



Certificado/ Recibo de Depósito Bnacário (CDB/RDB)
Os CDBs e RDBs constituem-se em títulos de renda fixa emitidos pelos Bancos Comerciais/ Múltiplos e Bancos de Investimentos destinados a lastrear operações de financiamanto de capital de giro. A principaldiferença entre o CDB e o RDB é a possibilidade do certificado de depósito bancário ser transferido a outros investidores por endoso nominativo. O RDB é um título intransferível.
A remuneração destes títulos pode basear-se em:
• Taxa prefixada;
• Taxa pós-fixada
• Taxa flutuante, atrelada à variação de algum índice (CDI, por exemplo).

Cardenetas de Poupança
A cardeneta de p[oupança é a a...
tracking img