Analise de entrevista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2085 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
– INTRODUÇÃO
Esse trabalho busca realizar algumas reflexões acerca da compreensão e aplicação do projeto ético-político do Serviço Social brasileiro junto as políticas sociais tendo como base principal a participação de um profissional Assistente Social relatando sobre suas atribuições e competências quanto a realidade local.O projeto ético-político se dá a partir das intervenções da profissão, realizadas de forma individual pelos assistentes sociais. A partir dessa afirmação, pressupõe que o projeto se materializa nas ações profissionais cotidianas e, portanto, depende do comprometimento dos profissionais com os valores éticos que fundamentam o projeto ético-político profissional.
Háuma preocupação com a formação de valores éticos dos profissionais, uma vez que os valores éticos preconizados no código de ética profissional só se materializarão se houver uma legitimação e reconhecimento desses valores enquanto legítimos por parte profissional.

2– DESENVOLVIMENTO:
Conforme proposto segue abaixo análise de entrevista realizada em campo com um profissional de ServiçoSocial, como também dados do campo pesquisado:
2.1 - CARACTERIZAÇÃO DO SERVIÇO:
O CRAS Aviso é instituição escolhida para o desenvolvimento do roteiro da entrevista, o mesmo encontra-se localizado na Rua Rio Grande Do Sul, Nº 322, no bairro Aviso. De acordo com o site da Prefeitura de Linhares, o bairro Aviso possui 13 mil habitantes, esta localizado em uma área devulnerabilidade social, sendo uma instituição governamental, são desenvolvidas diversas ações, tais como: oficinas de bordado, de musica, de informática, artesanato para as crianças e adolescentes, cursos de biscuit, sandália bordada para as famílias na área de abrangência, além de grupos do serviço de convivência da família.
A instituição contra com 30 funcionários sendo;coordenador, assistente social, psicólogo, serventes, estagiários, oficineiros, educador social e atendente.
Atualmente são referenciadas ao projeto 600 famílias sendo todas elas na área de abrangência do CRAS Aviso.

2.1.1- ANÁLISE DA ENTREVISTA.
De acordo com o entrevistado, pode-se avaliar que suas competências estão sendodesenvolvidas conforme os valores e princípios norteados pelo código de ética da profissão, que traz como objetivo o compromisso com a Liberdade, a Justiça e a democracia, bem como, a lei 8662/93 que regulamenta a profissão. O profissional entrevistado está envolvido com o enfrentamento das questões sociais, e tem buscado intervir de forma investigativa, formulando e implementando propostas para amenizar ascontradições sociais. Tem realizado suas atribuições através de pesquisas e análises da realidade social local, desenvolvendo projetos sociais que visam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social. A proposta de atuação tem sido de forma crítica/reflexiva objetivando compreender a problemática e as pessoas com as quais lida. Considerando que a atuação do AssistenteSocial é de cunho humanista, portanto, comprometida com valores que dignificam e respeitam as pessoas em suas diferenças e potencialidades, sem discriminação de qualquer natureza, o mesmo tem executado suas atribuições de modo satisfatório.
O CRAS, localizado no Bairro Aviso-Linhares-ES, dispõe de um profissional na Área de Assistência Social há dois anos, pois antes omesmo só contava com coordenação, psicólogo e pedagogo, dificultando o atendimento a população, uma vez que existem atribuições que somente o profissional de Assistência Social pode desenvolver.
O CRAS teve grandes melhorias com o atendimento prestado pelo assistente social, vários programas foram desenvolvidos, como Bolsa Família, que garante às famílias carentes renda...
tracking img