Analise de elementos da lingua portuguesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (824 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA MODELO DO SESI







DAVID CARVALHO E SILVA








LÍNGUA PORTUGESA













Anápolis
18/04/2011
LÍNGUA PORTUGUESA

A língua portuguesa é uma línguaromânica flexiva que se originou no que é hoje a Galiza e o norte de Portugal, deriva do latim vulgar que foi introduzido no oeste da península Ibérica há cerca de dois mil anos.
Com mais de 240milhões de falantes, é a quinta língua mais falada no mundo, a mais falada no hemisfério sul, a terceira mais falada no mundo ocidental e das que usam o alfabeto latino. É oficial nospaíses Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique,Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e, desde 2007, na Guiné Equatorial.
A nossa língua portuguesa é um sistema de diferentes formas e significados ede seus entrelaçamentos. Por esse motivo é sistematizada em três modos de análise de elementos que a compõe:
• Morfologia: é parte da língua que estuda os morfemas, ou seja, tudo que nos dizsobre gênero e número dos substantivos; tempo, modo, número e pessoa de um verbo e classe gramatical.
• Sintaxe: é a parte da língua que estuda o modo como o falante transmite a informação, amaneira com que organiza e relaciona as palavras em uma oração.
• Semântica: é a parte da língua que estuda o significado das palavras, os sentidos que elas podem tomar de acordo com o contexto.LINGUAGEM

Linguagem é qualquer e todo sistema de signos que serve de meio de comunicação de idéias ou sentimentos através de signos convencionados, sonoros, gráficos, gestuais etc. Podendo serpercebida pelos diversos órgãos dos sentidos, o que leva a distinguirem-se várias espécies ou tipos: linguagem visual, corporal e gestual, ou, ainda, outras mais complexas, constituídas, ao mesmo tempo, deelementos diversos. 
Os elementos constitutivos da linguagem são, pois, gestos, sinais, sons, símbolos ou palavras, usados para representar conceitos de comunicação, idéias, significados...
tracking img