Dividas externas brasileiras no governo lula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1137 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Dívidas Externas Brasileiras no Governo Lula

INTRODUÇÃO

Nosso principal foco com a elaboração desse trabalho é mostrar o que são; como se deu sua origem e como funcionam as dívidas externas no território brasileiro e também qual impacto que a sociedade sofre com esses débitos provenientes de empréstimos realizados com moedas estrangeiras. Falaremos também, sobre a importância do FundoMonetário Internacional (FMI) para a economia brasileira e além disso, daremos ênfase às dívidas externas no Governo de Luis Inácio Lula da Silva (Lula), que permaneceu como Presidente do Brasil desde o ano de 2003 até o ano de 2010.

-------------------------------------------------
Dívidas Externas Brasileiras no Governo Lula

DÍVIDAS EXTERNAS E O FMI

São os débitos provenientes de empréstimosexternos, ou seja, empréstimos feitos no exterior através de bancos estrangeiros, governos de outros países ou instituições financeiras internacionais.
Essas dívidas trazem consequências negativas para a economia de um país, ainda mais se o mesmo for pobre ou em desenvolvimento, criando, assim, uma dependência com relação aos credores. Quando um país está com a dívida externa muito alta, eleacaba comprometendo boa parte de seus recursos para pagar os juros, provenientes, da dívida.
Para países de economia mais frágil, há o impedimento do desenvolvimento por causa das dívidas externas. Esses países ficam bem mais longe de alcançar os pagamentos delas, pois só pagam juros que não ajudam a solucionar os problemas.
A dívida externa também é um dos principais agentes que contribui com adesigualdade social, pois invés de se utilizar os recursos financeiros para desenvolvimento social os mesmos são usados, anualmente, para pagamento das dívidas.

A origem das dívidas externas no Brasil

A primeira dívida externa feita pelo Brasil foi em 1824. Um empréstimo, de 3 milhões de libras esterlinas (moeda da época de 1822), feito por Portugal para pagamento das dívidas do períodocolonial e que na prática significava um pagamento à Portugal para reconhecimento e independência Brasileira.
Desde então, foram feitos mais três empréstimos. O primeiro, em 1829 conhecido como o “ruinoso’’, serviu para pagar parcelas do empréstimo de 1824. Os dois restante, feitos em 1843 e 1852, , também serviram para saldar a primeira dívida que, enfim, foi quitada em 1890. O Brasil levou senta eseis anos para finalizar o “empréstimo português’’.
-------------------------------------------------
Dívidas Externas Brasileiras no Governo Lula

FMI – Fundo Monetário Internacional

O Fundo Monetário Internacional, uma organização com 184 países, foi criado no ano de 1945 nos Estados Unidos com a finalidade de assegurar estabilidade financeira; promover altos níveis de empregos; reduzir apobreza; facilitar o comércio internacional e o desenvolvimento econômico sustentável. Uma de suas atividades é o empréstimo de recursos financeiros aos países membros que necessitam equilibrar a balança comercial ou até mesmo para saldar as dívidas públicas. Esse fundo assegura o bom funcionamento do sistema financeiro mundial através de monitoramento das taxas de câmbio e da balança depagamentos através de assistência financeira e técnica.

-------------------------------------------------
Dívidas Externas Brasileiras no Governo Lula

AS DÍVIDAS EXTERNAS BRASILEIRAS NO GOVERNO LULA

As eleições presidenciais, no ano de 2002, agitaram o contexto político nacional. O governo de Fernando Henrique Cardozo (FHC) estava cercado de problemas que abriram brechas para que Luis InácioLula da Silva (Lula) chegasse, enfim, ao poder com promessa de dar à política brasileira outro rumo. Lula buscou apoio de diversos setores políticos para que com uma campanha eleitoral capacitada ele conseguisse influenciar diferentes setores da sociedade brasileira. Lula assume a presidência do Brasil no ano de 2003, que até então a dívida no exterior estava em torno de 165 bilhões de dólares. Os...
tracking img