Analise de custos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1077 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ACUMULAÇÃO DE CUSTOS

Partindo do ciclo operacional e do processo produtivo a empresa tem condições de escolher o sistema de acumulação de custo que interage com o processo produtivo. O sistema de acumulação custo quando é para uma empresa que trabalha com produtos manufaturados por encomenda, utiliza-se do sistema de acumulação por ordem, casso esta empresa tenha um fluxo continuode operações na produção de seus produtos deverá utilizar o sistema de acumulação por processos.
O sistema de acumulação de custos indica os caminhos para coleta, processamento e saída das informações para o custeamento dos produtos.

Sistema de Acumulação de Custos-Aspectos Principais
Independentemente do sistema de acumulação de custos adotado, alguns critérios de acumulação das informaçõessobre os produtos e os custos industriais devem ser observados para facilitar o sistema de coleta, armazenamento e tratamento dos dados.

- Estrutura do Produto
É a identificação de todos os materiais que compõem cada produto fabricado pela empresa.

- Processo de Fabricação
Identificação das operações que são necessárias para a construção de cada produto, indicando os processos edepartamentos que atuarão sobre o produto.

- Atividades
É a menor estrutura organizacional que produz um bem ou serviço internamente, para o produto ou para o período, e que consome recursos pata atingir seu objetivo.

- Unidade de Acumulação de Custos
Os gastos são contabilizados nos centros de custos, estes centros podem ser tanto uma atividade como um departamento , depende da estruturaorganizacional que a empresa adota.

- Departamentos Fabris ou Departamentos Administrativos
Dentro das empresas existem departamentos que têm atividades tipicamente administrativas. É possível que a empresa tenha outras áreas departamentalizadas ou merecedoras de centros de acumulação de custos, que apresentam dificuldades de classificação quanto a sua atividade fim, se de caráter industrial ouadministrativo.

- Acumulação dos Dados
Para evidenciar os aspectos principais de sistemas de acumulação de custos, vamos trabalhar com os dois sistemas que se situam nos extremos das possibilidades sistêmicas de tratamento dos dados de custos, a acumulação por ordem e a acumulação por processo, e a utilização dos dois de forma denominada híbrida ou por operações.

Custeamento por Ordem
Umsistema de custeio por ordem coleta os custos de cada serviço ou partida de produção, sem levar em conta o tempo que se realiza para efetuar o trabalho. Para apurar o custo total da ordem, e acumulação de custos vai desde o inicio até o final de produção dessa ordem, sem levar em conta se o exercício contábil seja ultrapassado, é claro que no final do exercício é levada em conta a ordem em aberto.O produto pode consistir de uma única unidade ou pode consistir de todas as unidades de produtos iguais ou semelhantes de um lote cobertos por uma única ordem de produção.É aplicado basicamente a bens fabricados sob encomendas.

- Folha de Custo por Ordem
Os dados de custos por ordem de produção são registrados numa folha de custo que foi aberta para aquele produto ou partida de produtoespecifica.

- Contabilização dos Custos
Os custos de mão-de-obra direta são lançados às ordens através de apontamentos das horas (esforços) trabalhados em cada ordem. Os materiais e serviços específicos dos produtos de cada ordem de fabricação são acumulados às ordens através das requisições de materiais e serviços exclusivos da ordem.

- Aplicação Gerencial do Custeio por Ordem
O custeamentopor ordem nasceu fundamentado na necessidade de mensuração dos custos reais para fins de inventário e apuração dos resultados.Essa ligação muito forte com o custeamento real faz com que se permita questionar a validade de tal sistema de acumulação, visto que o custo real se caracteriza por ser um dado do passado e sem possibilidades de alteração e gerenciamento futuro.
Conceitos que fundamentam...
tracking img