Analise de credito em funcao da diminuicao da inadimplencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3703 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO CONTESTADO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO







KARINA SAIBOTH









a análise de crédito como fator determinante na redução da inadimplência



























MAFRA
2011
UNIVERSIDADE DO CONTESTADO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO







KARINA SAIBOTH









a análise de crédito como fator determinante na redução da inadimplência








Trabalhoapresentado como exigência para obtenção de nota na disciplina de Metodologia da Pesquisa, do curso de Administração, ministrado pela Universidade do Contestado – UnC Mafra, sob orientação do professor Juraci Paulo Brancaleone.












MAFRA
2011
SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO 3
1.1 APRESENTAÇÃO DO TEMA 3
1.2 PROBLEMA 3
1.3 JUSTIFICATIVA 5
1.4 OBJETIVOS 4
1.4.1 Objetivo Geral 4
1.4.2 ObjetivosEspecíficos 5
2 REFERENCIAL TEÓRICO 6
2.1 CRÉDITO 6
2.1.1 O CRÉDITO NA ANTIGUIDADE 6
2.2 A ANÁLISE DE CRÉDITO 7
2.2.1 OS CINCO C'S DO CRÉDITO 8
2.3 ETAPAS DO PROCESSO DE ANÁLIS DE CRÉDITO 9
2.3.1 ANÁLISE DA IDOINEIDADE 9
2.3.2 ANÁLISE CADASTRAL 10
2.3.3 ANÁLISE FINANCEIRA 11
2.3.4 ANÁLISE DE RELACIONAMENTO 11
2.4 FERRAMENTAS QUE AUXILIAM A ANÁLISE DE CREDITO 12
2.5 CREDIT SCORING 12
2.6 RELATÓRIO DECRÉDITO 13
3 METODOLOGIA 14
3.1 DELINIAMENTO DA PESQUISA 14
3.1.1 PROCEDIMENTO DA PESQUISA 14
3.2 INSTRUMENTO DE COLETA 15
3.3 ANALISE DE DADOS 15
4 RECURSOS 16
5 CRONOGRAMA 17
REFERENCIAS 18













1 INTRODUÇÃO




1.1 APRESENTAÇÃO DO TEMA



A concessão de crédito é um ramo em expansão, porém diante de um cenário de incertezas, de um mercado oscilante essa área torna-se cada vez maisarriscada. Tendo em vista evitar os ricos vinculados a essa atividade existe a análise de credito.
No mercado de concessão de crédito há uma imensa busca do público pelo produto, o que o tornaria um mercado de sucesso; porém o que prejudica o desempenho desse processo é quem nem todos os interessados no produto tem a capacidade de honrar com a devolução do montante cedido, gerando um fatorchamado inadimplência, o qual é extremamente prejudicial a saúde financeira da organização.
A análise de crédito consiste no levantamento informações acerca do tomador do crédito e através delas selecionar quais são os potenciais clientes à realização da operação


1.2 Problema


Ao conceder crédito, as empresas expõe-se ao risco da inadimplência, ou seja, a probabilidade do não-recebimentodo valor do financiamento; porém para amenizar essa ameaça existe dentro do processo de concessão de crédito a análise de crédito, a qual visa eliminar as possibilidades da realização da operação de crédito à um possível inadimplente. No entanto, muitas vezes há barreiras que impedem que esse método flua de maneira eficiente abrindo brechas no seu procedimento impedindo que esse sistema defiltragem atue de maneira eficiente.
Diante dessa situação pergunta-se:
Como aperfeiçoar o método de análise de crédito em função da diminuição dos riscos de inadimplência?




1.3 Justificativa


A busca pela qualidade é constante em qualquer organização que preze pelos seus objetivos; a inadimplência é um dos maiores problemas enfrentados pelas financeiras, eliminá-la é com certezauma utopia, porém diminuí-la é possível se houver união e organização dos esforços em função desse objetivo. A análise de crédito é o setor onde a operação de crédito se inicia, ela funciona como um filtro selecionando potenciais clientes, o que já diminui drasticamente a quantidade de inadimplentes, se esse setor não existisse com certeza os números negativos em função à não pagadores seriam bemmaiores.
Além de trazer segurança para o cedente, a análise de crédito trás benefícios à sociedade, regulando os valores cedidos evitando assim endividamentos excessivos que são gerados muitas vezes por conta de impulsos consumidores.
Perante o meio universitário o projeto visa trazer o conhecimento dessa área aos futuros administradores e a quem possa interessar, pois o processo de...
tracking img