Trabalho de estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2454 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DE MATO GROSSO
CAMPUS CAMPO NOVO DO PARECIS

CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA

ALINE CAMILA ZACHEI TEIXEIRA

AVICULTURA DE POSTURA
E
BOVINOCULTURA PARA PRODUÇÃO DE LEITE

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Campo Novo do Parecis, 2011

ALINE CAMILA ZACHEI TEIXEIRA

AVICULTURA DE POSTURA
E
BOVINOCULTURA PARA PRODUÇÃO DE LEITE

Relatório deestágio apresentado no curso de Ensino Médio Técnico Integrado em Agropecuária ao Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, sob a orientação do Professor Dr. Dorival Pereira Borges da Costa, como requisito parcial para a obtenção do título de técnico.

Campo Novo do Parecis, 2011

LISTA DE TABELAS

Tabela 1: Componentes daração..................................................................................06
Tabela 2: Identificação dos lotes...................................................................................09

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 5
1 Descrição da empresa 5
2 Atividades desenvolvidas 5
2.1 Trabalhos desenvolvidos na empresa 5
2.2 Metodologia de trabalho 11
2.3 Dificuldades encontradas 11
2.4 Contribuições 11
2.5Área de identificação com o curso 11
3 CONSIDERAÇOES FINAIS 12

INTRODUÇÃO

O objetivo principal deste estágio é aprender, executar e observar as principais práticas realizadas em uma granja, com acompanhamento da coleta dos ovos até a entrega dos mesmos aos seus consumidores, obter também conhecimento dos métodos realizados com as vacas leiteiras. Relatar as pratica de manejo e de controle dealgumas pragas nas vacas leiteiras, manejo sanitário dos aviários presentes na granja. Observar os componentes de cada etapa de desenvolvimento da alimentação das frangas. Alguns dos processos que antecedem a postura das frangas.

1 Descrição da empresa

O estágio foi realizado na Granja Campo Novo, de propriedade do senhor Ari Seibel, a granja que teve inicio nos fundos de sua casalocalizada no centro da cidade, em outubro de 1997 iniciando com cinquenta frangas e logo após em fevereiro de 1998 passou a ser localizada no endereço atual tendo o inicio das atividades com cinquenta frangas poedeiras mais 100 frangas ainda na fase inicial.
A principal área de atuação da empresa é na produção de ovos, desenvolve também a atividade com bovinocultura na produção de leite e nata.2 Atividades desenvolvidas

Durante o estágio as atividades desenvolvidas foram à coleta, limpeza, classificação e embalagem dos ovos, reconhecimento dos lotes presentes na granja e a idade (em semanas) das aves, idades para que ocorra o processo de debicagem, acompanhamento da fabricação da ração das aves e os componentes da mesma.
Foram observadas também as atividades relacionadas àbovinocultura para produção de leite, foi visto a retirada do leite, a retirada da nata, e a embalagem dos mesmos.

3.1 Trabalhos desenvolvidos na empresa

A granja é composta de quatro aviários, que tem em torno de nove mil aves. As aves são separadas no aviário por lotes. Primeiramente logo após a chegada das frangas elas são criadas em um galpão de piso ate por volta da 13º semana, depoissão levadas para gaiolas onde vão ficar ate o descarte que ocorre por volta da 80º semana.
Os aviários são feitos de madeira e com o piso de cimento para facilitar a limpeza do mesmo, esta que realizada uma vez por semana, com a retirada das fezes, seguida por raspagem e a varredura dos resíduos presentes nos corredores do aviário. As fezes são utilizadas como esterco no pasto dos bovinos. Oaviário é cercado por um arame que este ligado na eletricidade, isso ocorre para evitar o contato com cães que podem matar as aves e comer os ovos. A granja é cercada por uma cerca elétrica para evitar roubos.
Antes de serem colocadas nas gaiolas é realizado nas frangas o processo de debicagem que auxilia no controle do canibalismo, para evitar o desperdício de ração e a mortalidade por meio de...
tracking img