Analise de conjuntura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1778 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NOME:ALESSANDRA ALVES VIEIRA.
PROFº:TEÓFILO
CURSO: SERVIÇO SOCIAL.
RA: 1110071296.
AS RELAÇÕES HUMANAS DO PONTO DE VISTA SOCIOLÓGICO E
PSICOLÓGICO.

O PONTO DE VISTA SOCIOLÓGICO 7-A

LAKATOS, Eva Maria, MARCONI, Marina de Andrade. Sociologia Geral. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
“Estuda comportamento e a motivação do indivíduo,determinados pela sociedade, e seus valores”. (24).“A atuação de um indivíduo é afetiva quando satisfaz sua necessidade premente de vingança, prazer,contemplação mística ou dá vazão a suas paixões(ignóbeis ou sublimes). A ação afetiva, da mesma maneira que a racional, visando os valores, não se baseia para indivíduo, no resultado, mas na própria ação”. (76).
“O homem trás consigo um modelo de vida mental vinculado ao poder que vai refletir navida social,procurando relacionar com um conceito dominador-dominado, já inscrito em seu inconsciente (Damergian e Tassara, 1996)”.
“Os indivíduos através das relações sociais, podem aproximar-se ou afastar-se ,dando origem a formas de associação ou dissociação. A este aspecto dinâmico damos o nome de processo social”. (85).
“A medida que a sociedades se desenvolvem e se tornam complexas,apresentam condições para o aparecimento e aperfeiçoamento de meios técnicos de comunicação: imprensa, rádio, telégrafo, televisão, satélites”. (88).
“Quando determinados aspectos (família, educação, ocupação e renda) e alguns índices exteriores (modo de falar, maneira de se portar etc.) caracterizam o indivíduo como representante de determinado grupo ou classe social sendo portador de certo prestígio.Exemplo : médico,professor ”. (100).
“As principais categorias estudadas pela sociologia são as que implicam valores sociais. Embora estes variem nas sociedades,alguns constituem determinantes quase universais de status e, portanto, servem de base para a classificação das categorias sociais significativas. (107).
AS RELAÇÕES HUMANAS DO PONTO DE VISTA SOCIOLÓGICO E
PSICOLÓGICO
O PONTODE VISTA SOCIOLÓGICO 8-A
Mosquera, Juan. Sociopsicologia, 2ª. ed. Revista e ampliada por Juan Mosqueira, Navildo Vian e Rovílio Costa. Porto Alegre: Sulina, 1978.
“A psicologia social é o estudo experimental dos indivíduos,examinados no seu enquadramento social e cultural” . (21).
“O objeto próprio da psicologia social é a interação e a relação : interação das influências sociais epersonalidades;relação dos indivíduos entre si e dos grupos entre si. Estuda os indivíduos em suas relações sociais e a sociedade em seus aspectos psicológico. Mais especificamente, podemos afirmar que o objeto da psicologia social é o ser humano enquanto social, isto é , na sua capacidade de relacionamento com seus semelhantes e nas disposições que são conseqüências de tal relacionamento”. (22).“Psicologia Social: ciência comparada, experimental e aplicada”. (23).
“A psicologia social refere-se ao estudo científico do indivíduo, quando influenciado por outros indivíduos. Não há entretanto, nenhuma linha certa de delimitação com a psicologia geral, com a sociologia e a antropologia”. (23).
“A vida humana se caracteriza por não ser coisa feita,acabada, com trajetória definida;mas por um fazercontínuo,sendo um dinamismo que se auto-determina, um feixe de forças em ação sem direção pré determinada”. (31).
“O homem é, por essência, perfectível, educável. Mas, para realizar-se,além de uma biosfera como os outros seres vivos, necessita de um universo sócio-cultural, como ser que se realiza pela comunicação das consciências e constrói um mundo mais adequado á própria vida”. (31).
“A filosofiadas relações humanas daqui se origina e aqui se apóia para traçar as normas do convívio entre os homens, por exemplo, a Declaração universal dos Direitos Humanos”. (32).

AS RELAÇÕES HUMANAS DO PONTO DE VISTA SOCIOLÓGICO E PSICOLÓGICO.
A CULTURA DENTRO DAS RELAÇÕES HUMANAS 9-A
LAKATOS, Eva Maria, MARCONI, Marina de Andrade. Sociologia Geral. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
“Muitas...
tracking img