Analise de articulacao em audiovisual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2397 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
Introdução 2
Revisão da Literatura 2
Lógica de Articulação de Linguagens no Audiovisual 3
Análise do Texto: Lógica de Articulação de Linguagens no Audiovisual 6
Conclusão 7
Bibliografia 8

Introdução
Pretendemos com este capítulo abordar a questão das semióticas sincréticas com base na análise do texto de Ana Teixeira concretamente o capítulo que a autora aborda a questãoda Lógica de Articulação de Linguagens no Audiovisual. Esta área da semiótica tem desenvolvido demasiado nos últimos acompanhando de certa forma a dinâmica dos meios de comunicação audiovisuais, sonoros e até mesmo os impressos.
Nossa análise vai basear-se apenas na análise de audiovisuais visto que o tema é bastante complexo e que por via disso nos limitaremos a abordar apenas um tema. O nossotrabalho compõe uma estrutura que nos permitira perceber na essência o foco da autora e com perceber a lógica da linguagem audiovisual. O trabalho vai comportar para na sua essência o resumo e a analise dos textos, onde no primeiro faremos uma síntese do texto e de seguida uma análise.
Antes de aprofundar o nosso estudo, será importante elucidar o leitor sobre o que de facto vem a ser asemiótica sincrética, bem como alguns aspectos que farão parte do nosso trabalho. A nossa pesquisa será guiada com uma metodologia bibliográfica de forma colher opiniões de diversos autores e desta forma fazer uma análise comparativa.
Revisão da Literatura
Esta área do trabalho servira de auxílio ao leitor a medida que trará conceitos básicos em torno do tema em análise, comecemos então por definirsemiótica na óptica de Nöth (2003, p. 5) citado por Peirce, ao afirmar que Semiótica é a ciência dos signos e dos processos significativos ou semiose, que ocorrem na natureza e na cultura. Logo podemos observar a semiótica em tudo que nos rodeia. Nicolau (2010, p. 7) baseado nos princípios de Peirce análise a semiótica numa perspectiva triádica baseando-se numa tríade de classificações einferências, ao demonstrar que existem objetos no mundo suas representações em forma de signos e a nossa interpretação mental desses objectos.
Como deve ser do nosso conhecimento a semiótica sincrética é um campo de investigação dentro da semiótica discursiva e que por sua vez esta encontra-se dentro de outras semióticas. Semiótica sincrética "designa os textos-objectos constituídos pela utilização de duasou mais linguagens de manifestação que interagem formando um todo de significação." (Teixeira 2009, p. 401)
«Palavra semiótica tem sua origem na expressão grega “semeîon”, que quer dizer “signo”, e “sêma”, traduzido por “sinal” ou “signo”». Entretanto, não se pode estudar a semiótica sem antes perceber na essência o que vem a ser o signo que é de certa forma a base de estudo da semiótica.Segundo Santaela (2004), "signo é veículo que comunica a mente algo exterior. Aquilo em cujo lugar o signo esta é denominado de seu objecto, aquilo que o signo transmite seu significado e a ideia que ele provoca seu interpretante." Estamos diante de mais uma definição criada a base de conhecimentos peircianos, onde apresenta-se o signo como um pensamento triádico.

Lógica de Articulação deLinguagens no Audiovisual
Resumo
O estudo das semióticas sincréticas é um campo de investigação dentro da semiótica discursiva que recentemente parece ter sido impulsionada pelo aumento das pesquisas voltadas à compreensão dos textos mediáticos. Sincretismo na expressão semiótica sincrética, designa os textos-objectos constituídos pela utilização de duas ou mais linguagens de manifestação queinteragem formando um todo de significação.
A semiótica sincrética constitui um todo de significação no plano de conteúdo a partir de elementos do plano de expressão dependentes de várias semióticas. No entanto, o que caracteriza as semióticas sincréticas é o uso de diferentes linguagens simultaneamente, e que a análise do texto sincrético deve considera-lo como um todo de sentido, o texto...
tracking img