Analise de acidentes e incidentes em radiografia industrial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 51 (12505 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1

Instituto de Radioproteção e Dosimetria

Camila Moreira Araujo de Lima

Análise de Acidentes e Incidentes em Radiografia Industrial

Rio de Janeiro

2011

2

Camila Moreira Araujo de Lima

Análise de Acidentes e Incidentes em Radiografia Industrial

Trabalho de Conclusão do Curso de Pós-Graduação em Proteção Radiológica e Segurança de Fontes Radioativas apresentado aoInstituto de Radioproteção e Dosimetria - IRD

Orientador: Dr. Francisco Cesar Augusto da Silva

Rio de Janeiro

Novembro / 2011

3

Araújo de Lima, Camila Moreira Análise de acidentes e incidentes em radiografia industrial. /Camila Moreira Araújo de Lima. – Rio de Janeiro: IRD, 2011. 65 f.

Orientador: Francisco Cesar Augusto da Silva Monografia (Lato-Sensu) – Instituto de Radioproteção eDosimetria. Referências bibliográficas: f. 54-65

1. Radiografia industrial 2. Acidentes radiológicos. 3. Incidentes radiológicos. 4. Proteção radiológica. 5. Investigação de dose. 6. Radiologia Industrial. I. Instituto de Radioproteção e Dosimetria. II. Título.

4

Dedico este trabalho aos meus amigos e colegas de profissão, que fortaleceram os laços da igualdade, num ambiente fraterno erespeitoso! Jamais me esquecerei! Mas em especial quero dedicar esse trabalho a minha avó paterna Marli Mungu, Tia Luiza Mungo e aos meus irmãos Danilo, Letícia, Giovanna e Taiane.

5
AGRADECIMENTOS

Agradeço em primeiro lugar a Deus que ilumina o meu caminho, me protege, fortalece, me enche de bênçãos e sempre esta a frente de todos os meus projetos.

Agradeço também ao meu esposo,Alexandre, que de forma especial e carinhosa me deu força, coragem e me orientou diversas vezes com a sua experiência, além de me apoiar nos momentos de dificuldades. Quero agradecer também aos amigos que embora não tivessem conhecimento disto, mas iluminaram de maneira especial os meus pensamentos me levando a buscar mais conhecimentos.

Agradeço ao meu orientador, Prof. Dr. Francisco Cesar, que comtoda paciência e dedicação me auxiliou para que este trabalho não fosse apenas um título, mas sim que fizesse parte da minha vida profissional.

E não deixando de agradecer de forma grata e grandiosa ao meu Pai, Rilton, um homem inteligente, sincero, humilde, talentoso, definitivamente maravilhoso, que além de disponibilizar parte do seu tempo e conhecimento para elaborar o programa computacionalapresentado neste trabalho, me proporcionou juntamente com minha Mãe, Cida, e minha avó paterna Marli, uma boa infância e vida acadêmica, formaram os fundamentos do meu caráter e me mostraram que para vencer na vida é preciso ser verdadeiro, honesto, lutar pelos nossos interesses e ter coragem para enfrentar os desafios. Obrigada por serem a minha referência de tantas maneiras e estarem semprepresentes na minha vida de uma forma indispensável, mesmo separados por tantos quilômetros.

Há tantos a agradecer, por tanto se dedicarem a mim, não somente por terem ensinado, mas por terem me feito aprender! A palavra mestre, nunca fará justiça aos professores dedicados, aos quais, sem nominar terão meu eterno no agradecimento!...

6 RESUMO

De acordo com a Agência Internacional de EnergiaAtômica (AIEA), muitos esforços têm sido realizados pelos países membros visando a um melhor controle das fontes radioativas, de modo a manter as práticas seguras para os trabalhadores ocupacionalmente expostos, pacientes e indivíduos do público, tanto na área de saúde como na área de indústria. Apesar disso, não tem sido possível evitar que acidentes radiológicos aconteçam, causando prejuízospessoais, econômicos e sociais para os envolvidos. Os acidentes ocorreram principalmente nas práticas denominadas como de alto risco radiológico e classificadas pela AIEA como Categoria 1 e 2, sendo destacadas as de radioterapia, irradiadores de grande porte e radiografia industrial. O número de casos relevantes, isto é, os que têm como consequências desde pequenas lesões até a morte, são...
tracking img