Analise das 5 forças de Photer

532 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS – 1º SEMESTRE
PROFESSORA: DENISE AZEVEDO
ALUNAS: Ana Maria Gay, Claudiani Catrinck, Daiane Rocha, Raquel Lima e Sonia Barcelá
Atividade de Planejamento Estratégico

QUESTÃO 1 –
Analise das cinco forças:

Setor Farmacêutico:
Entradas: O surgimento de novas empresas não é frequente devido a grande dificuldade de se começar no ramo farmacêutico. Quando um produto é desenvolvido, é patenteado e a competição é reduzida.
Concorrentes: As empresas competem em pesquisa e em desenvolvimento. Existe diferenciação de produto, PIS geralmente as empresas vendem produtos com nome de marca. Quando um produto é patenteado diminui a concorrência.
Fornecedores: Os fornecedores não conseguem influenciar este segmento devido ao fator de não terem grande influência no custo final da indústria. Medicamentos são fabricados a partir de componentes químicos, geralmente disponibilizados por vários fornecedores.
Compradores: Os clientes (médicos, pacientes e planos de saúde) preocupam-se basicamente em utilizar um produto que satisfaça a necessidade. Recentemente o aumento de custos, levou o governo federal e os planos de saúde a pressionar os laboratórios por uma redução nos preços.
Produtos substitutos: Os produtos substitutos também têm a sua participação no mercado. O aumento de medicamentos genéricos - sem nome de marcas – tem ameaçado a lucratividade de algumas linhas de medicamento. Setor Têxtil:
Entradas: O surgimento de novas empresas é complicado, pois como esse setor trabalha com economias de escala, os entrantes teriam que investir muito alto, mais alto que as concorrentes.
Fornecedores: não influenciam a organização, pois a maioria das matérias primas está amplamente disponível.
Compradores: Existem inúmeros consumidores de produtos têxteis. Ultimamente o custo dos têxteis representa grande porcentagem do produto final desses consumidores
Concorrentes: a concorrência nesse

Relacionados

  • Play and Stay
    7352 palavras | 30 páginas