Analise da multicom

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (994 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise da Multicom: Leitura - Diagnóstico

Os processos de leitura através de leitura-diagnóstico e da avaliação críticas combinam-se para criar um modelo de compreensão, a linha da evoluçãohistórica, que surgere uma abordagem.
A Organização através das lentes da metáfora da máquina, é possível concluir que se trata de uma organização que está sendo moderadamente burocratizada e queprovavelmente deverá apresentar crscente comportamento burocrático nos próximos anos, à medida que uma preocupação com um grau mais elevado de sistematização continue tendo lugar.
Ao se tentarenquadrar a Multicom dentro da visão fornecida pela perspectiva da metáfora orgânica, encontra-se todo um diferente conjunto de aspectos.
Pode-se chegar à conclusão de que para a Multicom umacriatividade contínua e uma habilidade para gerir as relações com clientes sejam críticas, uma que a empresa atua em um mercado altamente competitivo em que existem poucas barreiras para ingresso. Conclui-seque uma estrutura orgânica flexível ou matricial, semelhante aquela que a Multicom tinha quando iniciou as suas atividades, seja mais apropriada e pode-se considerar a tendência em direção àburocratização como algo potencialmente perigoso que colocaria a organização fora do seu alinhamento com o ambiente. É possível notar as diferentes linhas de desenvolvimento estratégico que permanecem abertaspara os dirigentes, analisando a organização como parte de um sistema ecológico que compreende relações colaborativas e competitivas entre empresas similares e não similares.
A metáfora do cérebroaplica-se de uma forma muito evidente à situação da Multicom dos primeiros anos. Verificamos que era uma organização que aprendia, já que havia um grande fluxo de transmissão de conhecimentos, aindaque informal. Todos os empregados e equipas tratavam de uma mesma tarefa global: tratar e resolver problemas de clientes, ou seja, todos faziam o mesmo, e precisavam de se tornar "peritos" em todas...
tracking img