O nascimento do hospital

Páginas: 2 (468 palavras) Publicado: 15 de abril de 2013
O NASCIMENTO DO HOSPITAL - MICHAEL FOUCAULT-*


Até o final do seculo XVlll,nós não tinhamos hospital parecido com que temos hoje. Aproximadamente em 1780 o hospital começa a ter a função de curar .Nessa época,a academia de ciências começa a designar os médicos para fazer visitas aos hopitais.  O hospital passa a ser considerado como uma máquina de curar as pessoas .

Para Foucault , oshospitais até o século XVlll não atendiam a função de curar. O hospital tinha o encargo de garantir mais a salvação espiritual do que restaurar a saúde do doente. Tinha ainda o papel de separar,segregar ,as pessoas doentes e deixá-las distantes do restante da população .Dentro dos hospitais dessa época havia uma mistura de doentes,devassos,prostitutas ,entre outros .
Nessa época comecaram a termais exigênçias para que ele tivesse a função de tratar os doentes. 

 A hospitalização até o século XVlll tinha o objetivo de afastar a pessoa do ambiente familiar que era considerado nocivo.Supunha-se que a doença havia se produzido dentro do ambiente doméstico , que naquela convivência haviam se produzido agressões à natureza do corpo . O afastamento da pessoa do meio familiar servia para quea doença fosse vista fora daquele ambiente que a tinha produzido.Não tinha o objetivo de curar como hoje temos .O meio hospitalar era um local para se acolher a doença . Era um espaço para o mal semanifestar .

Nos séculos XVll e XVlll não havia formação para médico . A experiência adquirida no hospital não era importante para formar o médico. A medicina consistia em receituários passados deuma pessoa para outra . Dentro do hospital o médico observava o doente . Verificava o momento em que a crise surgia . O médico procurava verificar como a natureza havia produzido a doença no indivíduo.Uma tecnologia política  chamada  a disciplina começa a realizar a reorganização dos hospitais nessa época . As práticas para curar as doenças psiquiátricas existentes no final do século XlX...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O nascimento do hospital
  • O nascimento do hospital
  • Resumo do texto nascimento do hospital
  • o nascimento da medicina e do hospital
  • Nascimento
  • Nascimento
  • Nascimento
  • Nascimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!