Analise critica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1036 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Para analisar o Briefing, devemos entender primeiramente seu conceito, pois se trata de uma ferramenta bastante útil na elaboração e execução de um projeto seja na área de publicidade, produção, arquitetura, design em geral, ou mais especificamente, na área de design de ambientes.
O Briefing, de maneira simplificada, nada mais é do que um conjunto de informações, uma coleta dos pontos maisimportantes para a execução de um trabalho. A partir dele, podemos criar um roteiro de ação mais eficaz para a solução que o cliente procura, ou seja, mapear o problema, e com estas pistas, ter idéias para criar soluções.
Ele irá orientar o desenvolvimento de um planejamento, de forma a proporcionar a eficiência no cumprimento de seus objetivos. Um Briefing bem elaborado, nem muito extenso e nem muitocurto, trará objetividade e agilidade ao processo.
O Briefing deve partir do problema, estabelecido pelo cliente, apesar de muitas vezes, este nem sempre dizer claramente, ou em outros casos, nem saber direito o que deseja. Portanto, devemos definir também o problema, que servirá também para definir os limites dentro dos quais o projetista deverá trabalhar. Saber exatamente o que fazer, ascaracterísticas daquilo que se pretende fazer, e a partir daí, começar a traçar meios que resolvam tal problema.
Nesta hora, o contato com o cliente e o Briefing, são etapas importantes deste processo de produção, pois alem da definição do problema e do modo de atuação, devemos também ter em mãos o investimento necessário, o tempo disponível, e principalmente um esboço da solução, ou vários, para queo cliente possa escolher.
E como não temos um modelo a ser seguido, devemos saber exatamente aliar objetividade e perspicácia para melhor elaborar o Briefing, o que eliminará possíveis duvidas que possam surgir e contatos desnecessários com o cliente, fazendo a execução do projeto, mais suave, para ambas as partes. Como Peter L. Philips(2008) diz “o mais importante é que o Briefing contenhatodas as informações relevantes aos interessados no projeto.” Mas todo este caminho, que deve ser percorrido pelo projetista, seja ele um publicitário, arquiteto, designer, etc., pode nem sempre ser rápido, ou visualizado num primeiro encontro com o cliente.
Tendo em vista este tempo decorrido, entre um contato inicial e a execução em si do projeto, alguns profissionais costumam dizer que oBriefing os ata no que diz respeito à sua criatividade. Movidos na maioria das vezes pela ansiedade de ver seu projeto sendo executado, o profissional tende, num primeiro contato, a já imaginar, ter as primeiras idéias sobre a resolução do problema apresentado, sem saber efetivamente se estas serão suficientes, e até mesmo aceitas pelo cliente.
Opinião essa observada também por diversos autores quelidam com o Briefing.
“Muitos projetistas alegam que o Briefing não é compatível com a natureza subjetiva e a criatividade necessária ao design. Esses projetistas temem a perda de liberdade e da criatividade com o uso de um Briefing estruturado, além de acharem que a formalidade espanta os clientes.” (PHILIPS, PETER L., Briefing: A Gestão do Projeto de Design, 2004, p. XIII)
A criatividade, nestecaso, pode ser melhor estruturada pelo Briefing, e será mais objetiva também, dando ênfase aos pontos mais importantes enunciados pelo cliente. Poupando assim, tempo e trabalho do profissional, que executará o pedido direcionado às necessidades do cliente.
E por outro lado, a formalidade deve ser utilizada como uma ferramenta para profissionalizar ainda mais o trabalho. O profissional será vistocom maior segurança, credibilidade, etc., pelo cliente, utilizando-se desta formalidade.
Bruno Munari em seu livro Das coisas nascem as coisas diz que:
“Criatividade não significa improvisação sem método: dessa maneira apenas se faz confusão e se cria nos jovens a ilusão de se sentirem artistas livres e independentes. A serie de operações do método projetual é feita de valores objetivos que...
tracking img