Analise comportamental do filme a onda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1255 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise Experimental do Comportamento II

Trabalho: Fazer uma análise do filme “A Onda” (Die Welle), 2009, à luz dos conhecimentos adquiridos na disciplina.

Função do Comportamento do Professor
Rainer Wegner (o professor protagonista do filme), contrariado, recebe a missão de dar aula sobre autocracia. Devido ao desinteresse dos alunos pelo tema, Rainer propõe um experimento que expliquena prática os mecanismos ditadores do fascismo.
A partir do que os alunos já sabem sobre o tema, o professor começa o jogo apontando os requisitos de um sistema autocrático, Rainer inicia a experiência, sendo o líder todos deveriam passar a se referir a ele como Sr. Wegner.
Através de palavras de incentivo e apoio moral, enfatizando a união, o Sr Wegner modela o comportamento dos estudantes,nos momentos em que estes agem como ele considera adequado em relação ao sistema imposto naquela sala de aula, reforçando esses comportamentos. Com Operantes Verbais ecóicos, que têm correspondência formal, o professor faz com que os alunos repitam os mandamentos autocráticos.
No último dia de jogo, o Sr Wegner pede para que os alunos façam uma redação sobre aquela semana de aula. Acaba o jogo,porém ao perceber que o movimento continua e tomou proporções inesperadas, Rainer convoca todos para uma reunião no sábado para mostrar o verdadeiro significado daquilo tudo.
Sr Wegner inicia a reunião com a mesma manipulação fascista que estava utilizando, um dos alunos denuncia a situação, o professor o chama de traidor e começa a colocar os outros estudantes contra ele, faz o pegarem a força otrazem pro palco e o Sr Wegner começa a questionar o que fariam com ele, vira uma situação extrema, “Que tal torturá-lo até que concorde conosco?”.
Todos param, o professor volta a ser Rainer e emenda a explicação, mostrando o quão fascistas estavam se tornando, diz que estavam todos dominados por um sentimento de superioridade que não admitia diferenças, discordâncias, excluindo outras pessoas. Emseguida Rainer pede desculpas e diz que foi longe demais.
Através da prática, o professor quis ensinar para os alunos um método de governo que todos pensam estar distante da possibilidade de ser dominado, porém através de um perigoso jogo ele acabou provando para todos o quão suscetível é a mente até para as situações que acreditamos serem aversivas. É mencionado durante o filme que essasituação meche muito com a auto-estima de Rainer Wegner, à medida que na posição de líder manipula os alunos que o veneram e o obedecem cegamente, enchendo suas aulas, e o reforçando positivamente.

Alunos seguem aos “comandos” do professor
Durante uma semana todos deveriam se sentar com postura, de coluna reta, pedir permissão para falar, e falar em pé de maneira direta e objetiva. O Sr. Wegner (agoraum personagem criado para o “jogo”) aponta como poder a disciplina.
Nem todas as regras são seguidas, porém os jovens aprendem com suas próprias experiências que existe correspondência entre a fala dos adultos e certos eventos ou acontecimentos do ambiente. É por isso que adultos influenciam no comportamento dos jovens, a regra passa a controlar o comportamento deles.
Os alunos que se opunhamas novas regras do jogo do Sr Wegner tinham que se retirar da sala de aula. No dia seguinte o professor através de um exercício de marcha com todos na sala, planta uma sensação de união entre os alunos. “Que o teto caia sobre nossos inimigos” fala o professor nesse momento do filme, fazendo os alunos marcharem com mais força.
Sr Wegner então diz por que eles estão em duplas e não escolheram suadupla, pois ele juntou pessoas com boas notas com pessoas de baixas notas para que se ajudem. “União é poder”, diz ele. Nessa mesma aula é decidido que no resto da semana eles usariam uniformes (jeans e camiseta branca) para que as diferenças fossem superadas.
Por admirarem o professor, e terem uma relação de respeito por ele, os alunos entraram fácil no “jogo” proposto, concordando com todos...
tracking img