Tratamentos termicos dos metais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1929 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Engenharia de produção- 4° período

Ciência e seleção dos materiais
Tratamentos térmicos

LUANA FERRAZ
LUCIANA APARECIDA

Belo Horizonte
2011
1-Resumo

Este ensaio foi realizado com o objetivo de mostrar as diferentespropriedades e estruturas dos materiais após o tratamento térmico.
Foram utilizadas amostras representativas de três tipos de aços: aço 1010, aço 1020 e aço 1045.
Do aço 1010 utilizamos duas amostras, do aço 1020 utilizamos duas amostras e do aço 1045 utilizamos oito amostras.
Primeiramente foi calculada a dureza dessas amostras utilizando o método Rockwell e foram obedecidas as escalas para cadametal, logo em seguida as amostras foram submetidas aos ensaios térmicos onde serão analisadas as mudanças na estrutura e propriedades dos materiais devido ao tratamento térmico. Em seguida será novamente calculada a dureza das peças e logo após serão submetidas ao ataque químico.

2-Objetivos

Alterar as propriedades do aço pela mudança da microestrutura com ou semaumento dos grãos após tratamento térmico.

3-Sumário

1-Resumo..........................................................................................................2
2-Objetivos........................................................................................................23-Sumário..........................................................................................................2
4-Introdução......................................................................................................3
5-Metodologia...................................................................................................5
5.1-Materiais e equipamentos.....................................................................55.2-Procedimento........................................................................................5
6-Análise de resultados....................................................................................6
Questionário.....................................................................................................9
Conclusão.......................................................................................................10Referência bibliográfica...................................................................................10
4-Introdução

Tratar termicamente um aço significa aquecê-lo em velocidade adequada, mantê-lo em temperatura por um tempo suficiente para que ocorra a transformação de fase da ferrita para a austenita, num processo denominado de austenização do aço, e resfriá-lo em um meio adequadode modo a adquirir as propriedades mecânicas finais, desejadas. Estas etapas têm como principal objetivo alterar as propriedades do aço pela mudança da microestrutura com ou sem alteração do tamanho e da forma dos grãos.
Os tratamentos térmicos podem ser divididos em: Recozimento, normalização, têmpera, revenimento, martêmpera, austêmpera, solubilização, esferoidização e coalescimento. Porém,neste ensaio nos fizemos apenas quatro: o recozimento, a normalização, a têmpera e o revenimento.
- O recozimento é um tratamento térmico que consiste no aquecimento à temperatura de austenização, permanência durante tempo pré-determinado, seguido de resfriamento controlado até temperatura ambiente.
O recozimento visa reduzir a dureza do aço, aumentar a usinabilidade, facilitar o trabalho a frioou atingir a microestrutura ou as propriedades desejadas.
O recozimento é composto de três estágios: Recuperação, recristalização e crescimento de grãos.
O estágio de recuperação é verificado a temperaturas mais baixas. Nestas temperaturas não ocorrem alterações significativas da microestrutura. Entretanto a mobilidade atômica permite a redução de defeitos pontuais ea movimentação das...
tracking img