Analise agua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2739 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2- Parâmetros de Qualidade das Águas
De forma genérica, a poluição das águas decorre da adição de substâncias ou de formas de energia que, diretamente ou indiretamente, alterem as características físicas e químicas do corpo d’água de uma maneira tal, que prejudique a utilização das suas águas para usos benéficos.
O grau de poluição das águas é medido através de características físicas,químicas e biológicas das impurezas existentes, que, por sua vez, são identificadas por parâmetros de qualidade das águas (físicos, químicos e biológicos). Os principais parâmetros para uma boa qualidade da água são:
.Temperatura
. pH
. Salinidade
. Condutividade
. Turbidez
. Alcalinidade
. Oxigênio Dissolvido
. ST ( Sólidos Totais)
. SD (Sólidos Dissolvidos)
. Dureza
. CloretosTemperatura
A temperatura de corpos d’água apresenta variações em função de fontes naturais (energia solar) e fontes antropogênicas (despejos industriais). A temperatura superficial de um corpo hídrico é influenciada por alguns fatores, tais como latitude, altitude, estação do ano, período do dia, taxa de fluxo e profundidade. Elevações de 5°C na temperatura da água podem ocasionar o aumento de até 50%nos efeitos tóxicos de certas substâncias, reduzindo o tempo de sobrevivência de algumas espécies de seres vivos. A temperatura desempenha um papel principal de controle no meio aquático, condicionando as influências de uma série de parâmetros físico-químicos. A presença dos gases na água ou, mais exatamente, a solubilidade dos gases nos líquidos, é inversamente proporcional à temperatura, de modoque, quanto maior a temperatura de um líquido, menor a possibilidade desse líquido reter os gases. Um aumento de temperatura implica maior movimentação dos seres aquáticos e, conseqüentemente aumenta o consumo de oxigênio dissolvido.

Condutividade Elétrica
A condutividade elétrica é uma expressão numérica que expressa a capacidade da água conduzir a corrente elétrica. Depende da temperatura edas concentrações totais de substâncias dissolvidas ionizáveis, indicando a concentração de minerais. Porém, não fornece nenhuma indicação das quantidades relativas dos vários componentes, representando uma medida indireta da concentração de poluentes no corpo d’água. Em geral, níveis superiores a 100 μS/cm indicam ambientes impactados. À medida que mais sólidos dissolvidos são adicionados, acondutividade elétrica da água aumenta. Altos valores podem indicar características corrosivas da água (CETESB).
Além da temperatura, o pH da amostra pode ter grande influência sobre os valores da condutividade elétrica, especialmente em águas pobres em sais solúveis e de baixos valores de pH (< 5), onde o íon H+ torna-se o principal responsável pelos valores da condutividade elétrica. Casosemelhante ocorre com o íon OH-, em águas muito alcalinas (pH > 9). Em águas cujos valores de pH se localizam nas faixas extremas (pH > 9 ou pH< 5), os valores da condutividade são devidos apenas às altas concentrações de poucos íons em solução, dentre os quais os mais freqüentes são o H+ e o OH- (Apha apud Farias, 2006).

Oxigênio Dissolvido
O oxigênio dissolvido é de importância vital para os seresaquáticos aeróbios, mantendo o equilíbrio da vida aquática. Um rio considerado limpo, em condições normais, apresenta normalmente valores de OD de 8 a 10 mg/L. A determinação do teor de OD é importante na avaliação das condições de poluição por matéria orgânica em águas naturais e na detecção de impactos ambientais como eutrofização.
Sua introdução no ambiente aquático pode se dar através dadissolução, natural ou artificial, do oxigênio atmosférico, do fenômeno de fotossíntese e da ação de aeradores ou insufladores de ar. A diminuição do oxigênio dissolvido ocorre por decomposição de matéria orgânica (oxidação), pelas perdas para a atmosfera, pela respiração de organismos aquáticos e pela oxidação de íons metálicos, como o ferro e o manganês (Esteves, 1998).
Assim, uma água não...
tracking img