Analise de aguas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3489 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CARATINGA
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS













JÚLIO CÉZAR GASPARINI

RAFAEL DO CARMO AZEVEDO
RODRIGO FERREIRA DA SILVA













ANÁLISE BACTERIOLÓGICA DA ÁGUA













CARATINGA, 18 DE JUNHO DE 2010
JÚLIO CÉZAR GASPARINI
RAFAEL DO CARMO AZEVEDO
RODRIGO FERREIRA DA SILVA











ANÁLISEBACTERIOLÓGICA DA ÁGUA
























CARATINGA, 18 DE JUNHO DE 2010

Sumário

1 Introdução 4
2 Objetivos 9
3 Material e métodos 9
4 Resultados e discussão 10
5 Conclusão 11
6 Referências Bibliográficas 12



Introdução



A água é o elemento fundamental para a existência da vida na Terra. Todos os seres vivos dependem dela para sobreviver e paragarantir a permanência da espécie – a água sustenta a vida. Entretanto, apesar de toda a sua importância, a água é um recurso que pode acabar e, por isso, exige cuidados em relação à quantidade de uso, à sua qualidade, às suas fontes, à sua distribuição desigual pelo planeta, além de planejamento e custeio de tratamento, de conservação e proteção.
Para a vida humana, inegavelmente a água é oelemento mais crítico e importante. O peso corporal de uma pessoa é composto de 60 a 70% de água, a qual tem tanto a função de regular a temperatura interna, quanto garantir o bom funcionamento de todas as funções orgânicas, ou seja, do sistema circulatório, do sistema de absorção, do sistema digestivo, de evacuação, etc.
O corpo humano adulto precisa, em média, de quatro litros de água pordia para se manter saudável. Além disso, a água também é indispensável na preparação de mamadeiras, comidas, sucos, imprescindível para a higiene pessoal e do ambiente. Assim, é dever de todos não permitir nenhum tipo de desperdício e garantir uma água segura, com qualidade, pura e cristalina. Com a água o homem e toda a sociedade podem suprir grande parte de suas necessidades. O seu consumopermite uma vida mais confortável, a começar pelo ato de saciar a sede, de prover alimentos, seja na agricultura, nas indústrias, nos restaurantes ou em cada moradia.
A água também é indispensável para a geração de energia, para os transportes, a recreação, a saúde e para o emprego da população. Para que o sistema de distribuição de água funcione, é preciso que existam pessoas que construam eque façam a manutenção permanente deste sistema (bombeiros hidráulicos, donos e/ou motoristas de carros-pipas, profissionais capacitados para fazer o tratamento da água etc.)
A água cobre aproximadamente três quartos da superfície da Terra. 97,5% desse total é formado de água salgada (oceanos e mares) e 2,5 %, de água doce. Desses 2,5%, a maior parte (2,1%) está sob a forma sólida (gelo) nasregiões polares, ou em rios e lagos subterrâneos, o que dificulta a ação do homem; e 0,4% é o que resta para ser utilizado por nós. Apenas 0,4% estão disponíveis para o consumo direto. E o que pode ser ainda mais grave é que não se sabe ao certo qual parte desses mananciais está livre de contaminação (WEERELT, 2003).
Existe uma falsa idéia de que os recursos hídricos são infinitos.Realmente há muita água no planeta, mas menos de 3% desse volume é formado por água doce, do qual mais de 99% fica congelado nas regiões polares, o que dificulta o seu uso pelo ser humano.
A água, quando pura, apresenta um conjunto de propriedades que permitem distingui-la de outros líquidos – é incolor (não tem cor), inodora (não tem cheiro) e insípida (não tem sabor). No entanto, na naturezararamente se encontra água no estado puro, pois no seu percurso transporta e dissolve muitas substâncias.
De acordo com as substâncias dissolvidas e a finalidade, a água pode ser classificadas em diferentes tipos:
Água Mineral: contém no mínimo 500mg de minerais por litro. Os produtos vendidos como “água natural” não sofrem nenhuma modificação no conteúdo de minerais, enquanto outros...
tracking img