Analisando o contexto empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1192 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Montes Claros – MG
Outubro/2011

AMANDA ROCHA SANTOS












ANALISANDO O CONTEXTO EMPRESARIAL



Montes Claros - MG
Outubro/2011
1 INTRODUÇÃO


Neste trabalho discutiremos a respeito da Contabilidade Introdutória e seus aspectos gerenciais, jurídicos e matemáticos.
Nos aspectos gerencias tratamos da importância da gestão empresarial no âmbito da Contabilidadegerencial e seus processos, no qual tratamos a respeito dos ambientes das organizações.
Dentro dos aspectos jurídicos, descrevemos um pouco sobre as Normas, Leis e Pronunciamentos que regem a Contabilidade.
Por fim trataremos das operações matemáticas e seus cálculos contábeis presentes no dia a dia dos profissionais contábeis.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 A Contabilidade na Gestão EmpresarialA contabilidade gerencial esta voltada para a administração das empresas, e tem a função de orientar aos seu administradores a situação da mesma. Pois através dessas informações seus administradores possam agir de forma mais confiável na tomada de decisões.
Sendo assim o contador assume o papel de analisar, mensurar, registrar e por fim controlar todo o seu patrimônio.

2.2 Processoadministrativo


Segundo Stoner (1999, p.4):“A administração e o processo de planejar organizar, liderar e controlar os esforços realizadas pelos membros da organização, e o uso de todos os outros recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos.”
Desta forma pode se medir a eficiência da administração, avaliando como os processos estão sendo executados. E importante manter se atentopara evitar ré - trabalho e gerando assim perda de tempo no processo administrativo.




2.2.1 Planejar


Planejar é o primeiro processo administrativo, é pensar antes de agir preparar de maneira mais adequada para ação, planejar e também determinar antecipadamente.


2.2.2 Organizar


Organizar é o segundo passo do processo que consiste em buscar a melhor forma de executar o que foiplanejado, consiste também em determinar as atividades, agrupa-las em uma estrutura logica e designar funções. Ou seja organizar significa buscar a melhor forma para agir.


2.2.3 Dirigir


Dirigir é a função mais difícil de definir, devido sua complexidade e variedade de conceitos. Entre elas liderar e usar das habilidades técnicas, conceituais e principalmente humanas, e também influenciarmotivar os empregados.


2.2.4 Controlar


Controlar e saber se o que foi planejado e organizado esta sendo executado de forma eficaz e medir o sucesso ou insucesso de todo o processo administrativo.
Sobre a finalidade do controle Stoner(1999, p.7) diz: “através da função de controlar, o administrador mantem a organização no caminho escolhido.” De maneira semelhante, Chiavenato (2000) falaque a finalidade do controle é assegurar que os resultados do que foi planejado, organizado e dirigido se ajustem tanto quanto possível dos objetos previamente estabelecidos.”
Portanto e o controle que garante os bons resultados e a melhora continua do processo administrativo.



2.3 Ambiente das organizações

2.3.1 Ambiente-tarefa


O ambiente tarefa estão todas as variações quediretamente afetam as organizações. Ela capacita as organizações a atender as necessidades do mercado. O ambiente tarefa e o ambiente mais próximo das instituições são também onde se obtém as suas informações sobre suas entradas e saídas.

2.3.2 Macro ambiente


O macro ambiente é o ambiente externo das organizações; consiste em oferecer novas oportunidades para as empresas e também alertar emcasos de ameaças. O macro ambiente é constituído por vários ambiente, dentre eles temos:
• Ambiente demográfico
• Ambiente econômico
• Ambiente natural
• Ambiente tecnológico
• Ambiente politico/legal
• Ambiente cultural.

2.4 Aspectos jurídicos relevantes para o profissional da contabilidade.


Para o profissional contábil, alguns aspectos jurídicos devem ser observados, pois a...
tracking img