Analisando o contexto empresarial para unopar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1612 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO INTERDICIPLINAR

Trabalho apresentado ao Curso de CIÊNCIAS CONTÁBEIS a UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para um trabalho interdisciplinar.

Orientador: Prof.

1. INTRODUÇÃO

O século XXI está marcado pelos avanços da tecnologia e com isso o ritmo das informações se propaga de uma forma muito rápida. Com esse advento da informatização ganha, quem consegue acompanhar esseritmo frenético imposto pela sociedade atual está à frente de se qualificar e aperfeiçoar.
Conhecimento. Esse é um dos requisitos essenciais para incorporar essa nova era. A competitividade é a pulsão dos novos negócios; ela acirra a concorrência e nessa busca por uma excelência no trabalho, faz-se necessário conhecer a real situação da empresa ou do negócio em questão. Esses agentes podem serclientes, investidores, fornecedores, órgãos governamentais e até mesmo os empregados. Todos esses agentes buscam primeiro o conhecimento da empresa, para depois realizar seus negócios.

A ferramenta que dá esse conhecimento necessário é a contabilidade. Essa ciência busca mensurar, condensar, testar a veracidade e fazer a análise dos dados econômicos de uma organização. O profissional formado emciências contábeis não só cumpre aquelas questões tributárias e burocráticas, mas também faz um amplo trabalho dinâmico no sentido de fornecer aos gestores informações precisas nos processos de decisão. (THIAGO DANTAS, 2009-PAG.23).

Toda empresa é obrigada legalmente a contratar os seus serviços de um contador, pois ele é um gerente de informações. Essa profissão é o estudo e a prática dosregistros e controles que demonstram a situação contábil de pessoas físicas e jurídicas. O contador é um especialista em planejamento tributário, em análise financeira.
O objetivo principal proposto para essa atividade é fixar conteúdos do primeiro semestre do Curso de Graduação de Ciências Contábeis da UNOPAR enfocando a matemática na contabilidade, os fatores ambientais das organizações, aspectosjurídicos dos empresários e a participação da contabilidade nas empresas. Fazendo assim um trabalho interdisciplinar enfocando as disciplinas trabalhadas nesse 1º semestre.

2. DESENVOLVIMENTO

A Contabilidade e a Matemática são ciências que utilizam dados quantitativos expressos por números, portanto não há o que se discutir que a Contabilidade e a Matemática são essências ao desenvolvimentoprofissional do contador. Essas disciplinas caminham juntas, paralelamente ao desenvolvimento econômico e social.
No texto “Cenário é de otimismo para as pequenas empresas Gaúchas” nos apresentam dados matemáticos importantes que auxiliam o contador nas suas atividades profissionais pois o texto nos apresenta dados quantitativos de crescimento dos empreendimentos em 2011, com destaque para ossetores de comércio (80%) e de serviços (83%). Esses índices de crescimentos incentivam praticas inovadoras nas Médias e Pequenas Empresas aumentando assim 20% dos recursos destinados a esta área, aumentando assim seu fluxo de caixa. Esse crescimento da economia significa também mais trabalho ao contador provendo dados para mensurar a performance da empresa, avaliando sua posição financeira perante osimpostos, contabilizando todo seu patrimônio, elaborando suas demonstrações reconhecendo as receitas no momento em que são incorridos os gastos.
Outro ponto que merece destaque no estudo do texto “Cenário é de otimismo para as pequenas empresas Gaúchas” são os fatores externos e sua influência nas organizações; o texto nos remete informações importantes sobre esses fatores externos ao mencionara redução de recursos financeiros, elevação de custos de financiamento e quantidade de mão de obra qualificada disponível. Diante desse impasse busca-se um maior entendimento dessas influências e como o gestor pode utilizar o planejamento para reduzir seus impactos negativos.
De acordo com Stoner (1985), a estratégia define uma direção única para a corporação e orienta o aproveitamento dos...
tracking img