Anabolizantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1205 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANABOLIZANTES
* O QUE É?

Os anabolizantes ou esteróides androgênicos anabólicos, são hormônios sintéticos que estimulam o desenvolvimento de alguns tecidos do corpo a partir do crescimento da célula e sua posterior divisão. Os anabolizantes podem ser encontrados a partir do estrógeno (hormônio feminino produzido pelos ovários), andrógeno (hormônio masculino produzido pelos testículos) ecortizona (hormônio de ambos os sexos). São encontrados em quatro formas: cremes, supositórios, cápsulas e injetáveis. O método é usado por alguns atletas que desejam força física e melhor resistência do organismo, mas tais substâncias são proibidas em desportos. Quando o atleta é submetido ao exame de antidoping e a substância é detectada e o mesmo é desclassificado.
* COMO OCORRE?
Nossocorpo mantém um fino equilíbrio na proporção de hormônios em ação. Quando a concentração de um deles passa do limite, sua produção pára. É isso que acontece com a testosterona quando o corpo percebe a presença dos anabolízantes. Uma dose muito alta de anabolizante pode causar uma intoxicação aguda do fígado. 0 cara morre na hora, de insuficiência hepátíca. 0 uso moderado, ao longo de anos, é como oalcoolismo: destrói lentamente o fígado, até virar uma cirrose. A chance de um câncer hepático também aumenta entre usuários de anabolizantes. Anabolizantes aumentam o colesterol ruim (LDL) e diminuem o bom (HDL). Quando o sujeito pára de usar a droga, os níveis voltam ao normal. Mas, enquanto eles estão ruins, as artérias acumulam placas que podem levar a um problema cardiovascular no futuro. 0nome é estranho e a situação mais bizarra ainda: os peitos crescem como se fossem de mulher. Alguns anabolizantes são convertidos em progesterona, o hormônio feminino, quando estão em excesso e causam o fenômeno. Depois que ele cresce, só se resolve com cirurgia. Pode aparecerem maior ou menor intensidade de acordo com vários fatores genéticos e comportamentais individuais. Mas os anabolizantesestimulam a atividade das glândulas sebáceas, aumentando a chance de elas entupirem e causarem espinhas. É um efeito direto da ação androgênica dos anabolizantes. Muitos atletas canalizam essa agressividade para o treinamento, transformando-a em estímulo. O problema é que, ao parar de usá-la, perdem a motivação natural. Por isso esse é um dos mecanismos que levam dependência. O uso regular deanabolizantes destrói o folículo piloso, que produz o fio de cabelo. Isso ocorre mais em pessoas que já têm uma predisposição genética para a calvície. Adolescentes que não completaram a fase decrescimento e começam a tomar anabolizantes têm grandes chances de interromper o processo prematuramente. Algumas substâncias interrompem o prolongamento dos ossos, típico desse período. Mulheres que tomamanabolízantes se masculinizam em vários aspectos. A voz engrossa, a quantidade de pêlos aumenta e o clitóris aumenta de tamanho -e não significa mais prazer. Esses três processos são irreversíveis. A principal glândula produtora de testosterona no homem é o testículo. Sem ter de produzir testosterona, ele se atrofia. A longo prazo, ele fica tão pequeno que sua outra função também fica comprometida:produzir espermatozóides. A contagem deles cai drasticamente e o homem fica temporariamente estéril.
* PÚBLICO ALVO:
Na década de oitenta, o culto ao físico com a exigência de corpos musculosos combate ao biótipo do chamado gordinho ou rechonchuda; a procura de corpos esculturais, considerados os malhados e sarados, o padrão de beleza tipo Stalone e muitos outros, valorizou mais a estéticavisual do que o conteúdo. Com isso aconteceu o chamado boom das academias de ginásticas, o culto às super alimentações, muitas delas sem nenhuma base científica. Jovens e atletas com intuito de melhorar seus resultados ou sua estética passaram a utilizar várias substâncias com efeito anabolizante na tentativa de melhores resultados em pequeno espaço de tempo. De acordo o médico, especialista em...
tracking img