Anabolizantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1446 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Os esteroides são hormônios produzidos pelo córtex da suprarrenal, responsáveis por várias funções do organismo, tais como: controle metabólico ou de características sexuais. Os esteroides anabolizantes são sintéticos derivados da testosterona, utilizados em clinicas médicas mas principalmente no meio esportivo pela sua característica anabólica.
Os anabolizantes são utilizadospor atletas desde a década de 1950, para melhorar o desempenho atlético e muscular. Muitos dizem que os anabolizantes tem o potencial altamente tóxico, porém muitos anabolizantes são aplicados em pessoas com problemas específicos de saúde, obtendo melhoras. O que dificulta a aplicação ampla da droga são problemas éticos, pelo fato da droga reagir de diferentes formas, e a dificuldade de reprodução.Pode se dizer que, os altíssimos níveis de toxidade devem ser atribuídos ás altas dosagens utilizadas por pessoas mal aconselhadas, além da associação de diferentes compostos agregados nas drogas.

Os anabolizantes são drogas relacionadas aos hormônios masculinos testosterona fabricada pelos testículos. Essa substância é utiliza há muitos anos. Na Grécia antiga, muitos atletas olímpicosingeriam testículos de carneiro para obter um melhor desempenho. Os africanos utilizavam plantas desde a antiguidade para afastar o cansaço e os Vikings comiam fungos para se mantiver dispostos para suas batalhas.
Os esteroides são conhecidos desde 1935, mas o uso de esteroides anabólicos começou a partir de 1941, na II guerra. Os anabolizantes serviam de material as tropas americanas, eram entreguesjunto às botas, roupas, armas e comida. O uso por atletas data de 1954 (mesmo que o primeiro doping tenha data de 1865) somente em 1972, os anabolizantes começaram a fazer parte da lista de drogas proibidas pelo Comitê Olímpico.
Eles possuem vários usos clínicos, em que sua função é a reposição de testosterona devido a algum problema de saúde. Além de seu uso médico, os anabolizantes promovem ocrescimento da musculatura, o aumento da produção de proteína e cálcio. O uso estético não é indicado por ser ariscado à saúde, podendo acarretar vários problemas.
Porém seu uso é ilícito, pelo fato de que o usuário pode utilizar muitas doses a mais do que o necessário. Além de que, muitas vezes o usuário combina diferentes tipos de anabolizantes para aumentar seu efeito. No Brasil, não existeuma estimativa de usuários ilícitos, porem acredita-se que os consumidores variam entre 18 à 34 anos e em geral são do sexo masculino. Nos EUA, em 1994, mais de um milhão de jovens já haviam utilizado anabolizantes.
Podem ser absorvidos pelo organismo de formas diferentes. Porém as mais comuns são:
* Oral: por comprimidos, em sua ingestão o comprimido passa pelo estomago, é absorvido nointestino, processado no fígado e passa para a corrente sanguínea. Ao passar pelo fígado, o comprimido, sofre um tipo de alcanilização que danifica o fígado, por expor o órgão a um alto esforço para combater o corpo estranho.
* Injetável: os esteroides injetáveis são muito menos nocivos, ao ser comparado aos comprimidos, por não passar pelo processo de alcanilização. Porém são muito mais tóxicospara os rins. Os injetáveis passam direto pela corrente sanguínea via os músculos.
Os efeitos colaterais:
* Dihidrotestosterona (DHL):
* Calvície: o DHL, faz com que o folículo capilar pare de produzir cabelo;
* Hipertofia Prostática: o DHL tem papel importante no aumento prostático causando, até, impotência;
* Acne: o DHL causa produção de óleo nas glândulas sebáceas.
*Agressividade: o DHL a causa por ser andrógena
* Hipertenção: ocorre, por causa dos esteroides que provocam retenção de água, inclusive na corrente sanguínea, fazendo aumentar o volume de sangue.
* Limitação do Crescimento: usados por um longo tempo causam fechamento nos discos de crescimento da epífise óssea.
* Aumento do Colesterol: por acumular LDL
* Virilização em Mulheres:...
tracking img