Ana nery

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2347 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO

Professora Daniela Maria Matni

RADIOLOGIA

















Sistema Reprodutor Masculino


APARELHO REPRODUTOR MASCULINO

As estruturas externas do aparelho reprodutor masculino são o pénis, o escroto e os testículos. As estruturas internas são constituídas pelos canais deferentes, a uretra, a próstata e as vesículas seminais.
Osespermatozóides, que contêm os genes do homem, formam-se nos testículos e armazenam-se nas vesículas seminais. Durante a relação sexual, os espermatozóides são transportados juntamente com um líquido chamado sêmen, através dos canais deferentes e do pénis erecto.

Estrutura

O pénis consta da raiz, que está unida à parede abdominal, do corpo, que é a parte média, e da glande, que é a extremidadee cuja forma se parece com um cone. O orifício da uretra (o canal que transporta o sêmen e a urina) encontra-se na extremidade da glande.
A base da glande denomina-se coroa. Nos homens não circuncidados, o prepúcio estende-se desde a coroa e cobre a glande. Quase todo o corpo do pénis é formado por três espaços cilíndricos (seios) de tecido eréctil. Os dois maiores, os corpos cavernosos, estãolocalizados em ambos os lados. O terceiro seio, o corpo esponjoso, rodeia a uretra. Quando estes espaços se enchem de sangue, o pénis aumenta de tamanho e torna-se rígido e erecto.
O escroto é um saco de pele fina que rodeia e protege os testículos. O escroto também atual como um sistema de controle da temperatura para os testículos, porque estes precisam estar a uma temperatura ligeiramenteinferior à temperatura do corpo, com o que o desenvolvimento normal dos espermatozóides é favorecido. Os músculos cremáster da parede do escroto podem relaxar-se ou contrair-se, permitindo aos testículos estar mais afastados, para se refrigerarem, ou mais próximos do corpo, para conseguirem mais calor e proteção.
Os testículos são corpos ovais do tamanho de azeitonas grandes, que se encontram noescroto. Em geral, o testículo esquerdo desce um pouco mais que o direito.
Os testículos têm duas funções: produzir espermatozóides e sintetizar testosterona (o principal hormônio sexual masculina). O epidídimo, que está apoiado nos testículos, é um tubo em forma de espiral com aproximadamente 6 cm de comprimento, que recolhe os espermatozóides dos testículos e que constitui o lugar e o ambienteadequado para que estes amadureçam.
O canal deferente é um canal semelhante a um cordão que sai do epidídimo e transporta os espermatozóides. Estes canais vão desde cada testículo até a parte posterior da próstata e entram na uretra, onde formam os canais ejaculadores. Outras estruturas, como os vasos sanguíneos e os nervos, acompanham cada canal deferente e juntos formam uma estrutura semelhante a umcordão: o cordão espermático
[pic]

Aparelho reprodutor masculino

As estruturas externas do aparelho reprodutor masculino são o pénis, o escroto e os testículos. As estruturas internas são constituídas pelos canais deferentes, a uretra, a próstata e as vesículas seminais.
Os espermatozóides, que contêm os genes do homem, formam-se nos testículos e armazenam-se nas vesículas seminais.Durante a relação sexual, os espermatozóides são transportados juntamente com um líquido chamado sêmen, através dos canais deferentes e do pénis erecto.


Estrutura

O pénis consta da raiz, que está unida à parede abdominal, do corpo, que é a parte média, e da glande, que é a extremidade e cuja forma se parece com um cone. O orifício da uretra (o canal que transporta o sêmen e a urina) encontra-sena extremidade da glande.
A base da glande denomina-se coroa. Nos homens não circuncidados, o prepúcio estende-se desde a coroa e cobre a glande. Quase todo o corpo do pénis é formado por três espaços cilíndricos (seios) de tecido eréctil. Os dois maiores, os corpos cavernosos, estão localizados em ambos os lados. O terceiro seio, o corpo esponjoso, rodeia a uretra. Quando estes espaços se...
tracking img