AN LISE DE TEORIAS DA FILOGENIA E TAXONOMIA DOS UROCHORDATA

1984 palavras 8 páginas
Análise de teorias da filogenia e taxonomia dos urochordata e cephalochordata
ULBRA - Curso de Ciências Habilitação Biologia Licenciatura – Campus Torres Rua Universitária, 1900-Parque do Balonismo -95560-000-Torres–RS.
ABSTRACT
This work was conducted through a review of literature on the study of theories of analysis of phylogeny and taxonomy of Urochordata and Lancelet. With this work we obtained a relationship of literature and results, discussed and finalized on several lines of the group Chordata.
Key words: Chordata, Urochordata, Cephalochodata, Phylogeny, taxonomy.
RESUMO
O presente trabalho foi realizado através de uma revisão de literaturas consultadas sobre o estudo das análises de teorias da filogenia e taxonomia dos Urochordata e Cephalochordata. Com esse trabalho obtivemos uma relação de literaturas e resultados, discutidos e concluídos sobre vários posicionamentos do grupo Chordata.
Palavras-chave: Chordata, Urochordata, Cephalochodata, Filogenia, taxonomia.
INTRODUÇÃO
Os chordata constituem um grande filo do reino animal que abrange os vertebrados (peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos) e um pequeno grupo de animais marinhos denominados protocordados, é o maior filo dos deuterostomados. Diferenciam-se de todos os outros grupos animais por possuírem, pelo menos em alguma fase da vida, notocorda, tubo nervoso dorsal e fendas branquiais. A notocorda é um bastão gelatinoso, sempre presente nos embriões jovens, que se estende, dorsalmente, ao longo do eixo longitudinal mediano do corpo. Nos vertebrados, em torno dele desenvolvem-se as vértebras. O tubo nervoso dorsal forma o sistema nervoso dos Chordata. Nos vertebrados, esse tubo dilata-se na porção anterior originando o cérebro; o restante desenvolve-se de modo a formar a medula vertebral. As fendas branquiais faringianas são sulcos que aparecem na faringe de todos os Chordata (RUPERT, 2005).
Os Chordata são divididos em três subfilos: Urochordata, Cephalochordata e Vertebrata. Nos

Relacionados