Amperes - fisica 3

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (772 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FLAVIO SANTOS

Física 3 – Lei dos Amperes

Rio de Janeiro
Novembro 2011

Sumário:

1 – História

2- Lei de Ampère

3- Sentido do Campo Magnético : Regra da Mão Direita

4- Exercício1- História

Historicamente, o estudo da magnetostática tomou novo impulso quando, em 1820, Hans Christian Oersted descobriu que correntes elétricas também produzem campos magnéticos.Surgiu então imediatamente a questão de como expressar o campo produzido em função da corrente. Foi Ampere quem, algumas semanas depois do anuncio da descoberta de Oersted, apresentou uma serie deresultados experimentais sobre a forca com a qual dois circuitos conduzindo corrente se atraem.

2- Lei de Ampère

A lei de Ampère está relacionada com uma importante propriedade geraldos campos magnéticos. Mais especificamente, serão calculados os campos magnéticos criados por correntes elétricas estacionárias através da Lei de Ampère, que é um caso particular de uma lei maisgeral, a Lei de Ampère Maxwell (ou Lei de Ampère generalizada ). Nós a derivaremos para o caso especial do campo de um ou mais condutores retilíneos, longos e paralelos. Usando a lei de Biot-Savartpode-se mostrar facilmente (eq.1) que o campo magnético produzido por uma corrente elétrica pode ser expresso pela seguinte expressão;
(1)
ondec é a velocidade da luz a qual pode ser expressa por . Sendo Mo a permeabilidade magnética e Eo a permissividade elétrica e. Assim podemos reescrever a equação do campo magnético da seguinte forma;(2)

ou
(3)

A equação acima pode também ser escrita na seguinte forma geral;
(4)

ouainda
(5)

como as cargas variáveis no tempo geram campos elétricos variáveis no tempo então podemos dizer, a partir...
tracking img