Amor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (316 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Montemayor, que dirige um grupo de pesquisa sobre o assunto, explicou que quando um indivíduo se apaixona "são acionadas as zonas que controlam emoções, como o tálamo, o hipotálamo, ohipocampo, e as partes do sistema límbico".

No entanto, para decepção de muitos, este estado físico químico também acaba, assegurou a especialista.

  - "Costuma durar no máximo quatro anosou até que apareça outra pessoa para despertar uma paixão ainda maior. A única coisa que permanece, e quando permanece, é o afeto entre os pares depois deste tempo", afirmou.

- "Na medidaem que pensa recorrentemente na mesma pessoa, a condição psicológica do apaixonado pode ser comparável 'com um estado obsessivo compulsivo', sustentou e categoricamente concluiu. "... assimsó se pode estar apaixonado por uma pessoa ao mesmo tempo diferentemente do afeto e do desejo sexual".

No seu início o amor chega a ser uma obsessão com tal dimensão que as pessoasdeixam de ser produtivas. Isso explicaria ofato de que as grandes obras de arte nunca foram criadas quando seus autores estavam apaixonados, senão que depois, no processo do desamor.

Aespecialista em anatomia disse que as pessoas entram e saem desse estado de paixão porque o cérebro não poderia resistirtanto desgaste e se mantivesse assim constantemente deixaria a pessoa louca.A sua vez, advertiu que o amor romântico é tão forte como a vontade de comer ou ter sede, pode ser controlado nas primeiras etapas, mas uma vez ativado é impossível detê-lo imediatamente.Já no desapego o cérebro aumentaria os níveis de oxitocina, o hormônio do afeto, incompatível com o da paixão, que se converte no carinho familiar.

Para a especialista o amor tem umpreço. Perda de liberdade e dependência de outra pessoa, por isso, se deve recordar que o desamor libera.


Leia mais em: Estudiosos afirmam: amor dura no máximo 4 anos - Metamorfose...
tracking img