Amor, noite de almirante, a hora e a vez de augusto matraga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (576 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Arte Literária

ANALISE DOS CONTOS: RELAÇÃO DO TITULO COM O CONTO E O TIPO DE NARRADOR.

Noite de Almirante, Machado de Assis:

Narrado em terceira pessoa ( narrador-observador). O títulopossui uma ótima relação com o conto. O texto remete a uma expectativa romântica e o titulo nos dá essa referencia grandiosa . Deolindo, marinheiro que passa alguns meses embarcado, sonha com o momento derever sua amada, e com a noite que tanto o esperava em terra, afim de que se cumprisse o juramento de fidelidade feito pelos dois. Todos estavam cheios de expectativas, e diziam que essa seria uma“noite de almirante”, pois a passaria nos braços da sua amada Genoveva.
“_ Ah! Venta-Grande! Que noite de almirante vai você passar! ceia, viola e os braços de Genoveva.“.
Uma noite digna de umoficial (chefe supremo das forças navais), ou seja, uma noite de almirante.

A hora e a vez de Augusto Matraga, Guimarães Rosa:

Narrado em terceira pessoa (narrador-observador). O titulo possui umareferencia sobre morte e também sobre redenção “chegou a Minha hora e Minha vez” ou de morrer ou de me redimir, o que retrata bem o texto da obra, mas que só é percebido em meados do texto.Fazendeiro, bêbado, violento, péssimo pai e esposo, Augusto Matraga muda de vida ao sobreviver a uma emboscada . Ele tenta se redimir e fazer justiça, passando de mal para o bem. Possui o desejo de ir para océu e quando ele liquida o bando de Joãozinho Bem-Bem, o texto mostra possibilidade de conversão quando chega a vez e a hora certa das pessoas, como ocorreu com Matraga, ele acaba tendo aoportunidade de ter sua hora e sua vez de fazer algo bom, digno de quem quer ir para o céu, intervindo em nome da justiça.

Amor, Clarisse Lispector:

Nós discordamos na questão da relação TituloXContoentão segue as duas conclusões:

Narrador em terceira pessoa ( narrador-observador). O titulo do conto nos trás uma palavra forte com amplo significado, o AMOR. Ao ler o conto ANA, a personagem...
tracking img