Primeiros socorros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (481 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Primeiros socorros

O que são os primeiros socorros e qual a sua importância?


Primeiros socorros é o cuidado imediato a alguém ferido ou doente, com a finalidade de: preservar a vida,promover a recuperação ou prevenir que o caso piore, portanto trata-se de uma atenção rápida, imediata a uma pessoa que está em perigo de vida, realizando tais cuidados para manter as suas funções vitais ereduzindo seus agravos até que a vitima receba atendimento de emergência adequado. Este pré-atendimento tem fundamental importância, seja nas indústrias ou não, pois evita complicações futuras e podeaté salvar vidas. Contudo, deve ser realizado pelo socorrista (profissional que vai fazer o atendimento) que deve ter treinamento e realizar o atendimento em condições seguras para a prestação desocorro. É importante, após realizar o primeiro atendimento, solicitar ou encaminhar a vítima para avaliação médica

Como prevenir tais acidentes de trabalho?

A maioria dos acidentes que ocorrem nolocal de trabalho pode ser evitada com o uso correto dos EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva) e EPIs (Equipamento de Proteção Individual). Alguns exemplos de EPCs são o cone de sinalização, fita desinalização e extintor de incêndio. Devem-se utilizar os EPIs necessários para cada ambiente de trabalho, evitando exposições direta com o perigo. Para os EPIs é necessário também fazer treinamentocom a equipe de profissionais especialistas da empresa (como utilizar o EPI adequadamente, noções de primeiros socorros e outras palestras). Outra medida básica da prevenção é estar atento ao trabalhorealizado, sem se distrair facilmente.

Quais os procedimentos adequados de emergência a serem tomados no local do acidente?


• Verificar no local do acidente se não há riscos para o socorrista,como fios elétricos soltos, fumaças, líquidos inflamáveis e objetos cortantes que possam ferir quem vai fazer o atendimento.

• Chamar um serviço médico de emergência (geralmente todas as...
tracking img