“Amor dependente em mulheres na contemporaneidade: causas, consequências e algumas possíveis formas de tratamento.”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7764 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE CIÊNCIAS DA VIDA – FCV
CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA







ALINE FIUSA
ANA PAULA CARVALHO
ARTHUR VICTOR
BÁRBARA MARIA
BRUNA FRANÇA
DANILO AUGUSTO
FABIANO DUARTE
JEANE CARVALHO
JOSERFFER PATRIC
THAIS SOUZA










“AMOR DEPENDENTE EM MULHERES NA CONTEMPORANEIDADE: CAUSAS, CONSEQUÊNCIAS E ALGUMAS POSSÍVEIS FORMAS DE TRATAMENTO.”










SETE LAGOAS

MARÇO 2012

FACULDADECIÊNCIAS DA VIDA – FCV

CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA













“AMOR DEPENDENTE EM MULHERES NA CONTEMPORANEIDADE: CAUSAS, CONSEQUÊNCIAS E ALGUMAS POSSÍVEIS FORMAS DE TRATAMENTO.”










Trabalho Interdisciplinar do Quinto Período de Psicologia relacionando às disciplinas de Psicologia Comunitária, Psicofarmacologia e Laboratório de Desenvolvimento Humano III.Orientado pelo professor Pedro Lúcio e Coordenado pela professora Luciana Tanos.











SETE LAGOAS

MARÇO 2012



SUMÁRIO



1. INTRODUÇÃO 5

2. ALGUMAS CAUSAS DO AMOR COM DEPENDÊNCIA 7

2.1 Teoria do Apego 7

2.2 Cobranças da mulher na contemporaneidade 9

3. COMO IDENTIFICAR O AMOR DEPENDENTE (SINTOMAS) 11

4. ALGUMAS FORMAS DE TRATAMENTO DO AMOR DEPENDENTE 13

4.1 A dependência afetivae o uso de Psicofármacos 13

4.2 O amor dependente e a Terapia de mútua ajuda – MADA (Mulheres que Amam Demais Anônimas) 16

4.3 Amor Dependente e a Terapia Individual 18

5. MATERIAIS E MÉTODOS 20

6. CRONOGRAMA 21

7. RESULTADOS ESPERADOS 22

8. CONSIDERAÇÕES FINAIS 23

9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 25













RESUMO

Neste projeto falaremos sobre o tema Amor com dependência emmulheres na contemporaneidade abordando, dentre outras causas, a teoria do apego de John Bowlby – principal teoria que explica as causas desta dependência - enfocando a modalidade de apego ambivalente que produziria esse tipo de amor dependente. É importante destacar que essa mulher dependente caracteriza-se pelo comportamento de prestar cuidados e atenção ao seu parceiro de forma doentia. Diantedessa patologia é relevante identificar algumas possíveis causas e conseqüências e, além disso, buscar conhecer melhor o perfil dessas mulheres. Atualmente, existem vários tipos de tratamentos para esta patologia como a terapia individual, terapia em grupo (MADA) e o uso de psicofármacos. Para a realização desse estudo, foram utilizadas revisões bibliográficas acerca do tema proposto, utilizando asplataformas Scielo, Google Acadêmico e Periódicos Científicos. Diante do exposto, visamos contribuir para novos campos e futuras pesquisas, esclarecer possíveis dúvidas que possam surgir a respeito do tema e auxiliar com essas informações futuras implantações de grupos de mútua ajuda voltados para a temática proposta.


Palavras-chave: Amor, Dependência, Mulher, Patologia, Tratamentos.INTRODUÇÃO


Ao abordarmos o tema amor dependente não poderíamos deixar de definir o que é amor, que segundo o dicionário Michaelis é um sentimento que predispõe alguém de desejar o bem de outrem ou de alguma coisa, afeição, amizade, carinho, desejo sexual (WEISZFLOG, 1998). Já para Freud o conceito de amor é definido como um conjunto de processos mentais internos que dirigem a libido doindivíduo para um objeto (parceiro) com objetivo de obter satisfação (FREUD, 1929).
Alguns autores mais recentes acham que a atenção, carinho, zelo e cuidados em relação à pessoa amada devem ser esperados em qualquer relacionamento amoroso saudável e, por saudável, devemos entender o relacionamento que jamais proporcionará sofrimento, seja da pessoa que ama seja de quem é amado (SIMON, 1982 eFISHER, 1990).
Segundo Silva (2008), a experiência de amar pode trazer alegria e felicidade, mas também pode gerar sofrimento, tristeza e dor. Todavia, quando ocorre falta de controle e de liberdade de escolha sobre essa conduta, de modo que ela passa a ser prioritária para o indivíduo, em detrimento de outros interesses antes valorizados, está caracterizado um problema denominado amor...
tracking img