Amoeba - so

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1466 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O Amoeba é um sistema operacional que usa computação distribuída. É um sistema de código fonte aberto e que tem o objetivo de construir um S.O. Distribuído transparente e que consiga incorporar  um grande numero de CPUs distribuídos dentro de uma rede. Foi desenvolvido inicialmente em 1981 na Universidade  Vrije em Amsterdam em destaque pelo aluno Andrew S. Tanenbaum e outrosestudantes de doutorado como projetam de pesquisa em computação distribuída. Teve sua primeira versão lançada em 1983 foi o AMOEBA 1.0.

HISTÓRICO
O sistema operacional amoeba foi criado na Holanda em Vrije Universiteit, Amsterdam, 1981 como projeto de pesquisa em computação paralela e distribuída e teve como  autor principal Andrew Stuart Tanenbaum que é o atual chefe do Departamento de sistemas decomputação, na Universidade Vrije, Amsterdã nos Países Baixos e mais três estudantes de doutorado em 1983 foi lançado o  primeiro protótipo o AMOEBA 1.0.
Em 1984 um novo grupo se formou para novas pesquisas fazendo com que vários países europeus se engajarem no projeto tendo com patrocínio a União Europeia  apos isso surge AMOEBA 3.0 que tinha RPC (remote procedure call) diferente dos anteriores comesse  novo sistema era possível fazer processamento transparente entre cidades distantes.
O sistema evoluiu incorporando parte  do unix, comunicação entre grupos, protocolos de baixo nível este exemplo com o kernel unix é encontrado na versão do  AMOEBA 5.0.
Apos isso o sistema AMOEBA  entra em desuso pois foi criado basicamente para fins de pesquisa, não tendo a pretensão de ser comercializado.Sistema distribuído:
Definição de Andrew Tanenbaum: “é uma coleção de computadores independentes que se apresenta ao usuário como um sistema único e consistente";
Definição de George Coulouris: "coleção de computadores autônomos interligados através de uma rede de computadores e equipados com software que permita o compartilhamento dos recursos do sistema: hardware, software e dados". Ou seja,sistema distribuído é a união de diversos computadores com o objetivo de compartilhar a execução de tarefas. Ações como editar, compilar e mover arquivos, por exemplo, utilizam diversas máquinas na rede.
Sistemas paralelos:
É constituído de vários processadores tipicamente homogêneos e localizado em um mesmo computador.
Multi computadores - Cada processador possui sua própria memória local.Multiprocessadores - Os processadores compartilham memória.

DEFINIÇÃO DO S.O. AMOEBA
O Sistema Operacional Amoeba tem como ideia principal um sistema transparente que se pareça a um sistema  operacional timesharing tradicional isso para o usuário final, mas a diferença esta nas ações e tarefas realizadas. O sistema envolve a participação de várias máquinas dentro de uma rede como servidor de arquivos,servidor de diretórios,  e vários tipos de serviços todos interligados pela rede, isso acontece transparentemente sem que o usuário que esta utilizando saiba ou perceba  o que esta acontecendo. Tudo isso acontece graças à  tecnologia de sistemas operacionais distribuídos. segundo a definição de Andrew Tanenbaum é uma "coleção de computadores independentes que se apresenta ao usuário como um sistemaúnico e consistente".
Hoje em dia alguns sistemas têm muitos processadores por usuário, ou na forma de um computador paralelo ou uma grande coleção de CPUs , compartilhada por uma pequena comunidade de usuários. Esses sistemas são chamados de sistemas distribuídos. O Amoeba é um sistema operacional ideal para este tipo de tecnologia pode ser executado em diversas plataformas,incluindo SPARC, i386, 68030, Sun 3/50 e Sun 3/60.

CARACTERISTICAS
      Facilidade de Expansão: Por ser um sistema operacional distribuído o Amoeba apresenta facilidade de expansão, ao contrário de outros sistemas que não permitem expansão, a não ser por repetição. A repetição apresenta o inconveniente de produzir dois ou mais sistemas distintos,  em vez de um sistema maior.
    Sistema confiável:  O sistema Amoeba é...
tracking img