Maquiavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1241 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo Maquiavel
Cap: 55

Um Estado cujo povo não tenha sido corrompido é fácil de governar; onde existe a igualdade não se pode instituir a monarquia, e onde ela falta não se pode fundar uma república.


Para Maquiavel, um Estado onde o povo não tenha sido corrompido tende a ser melhor, pois assim fica fácil de governar, sem o uso da coerção.
Maquiavel cita como exemplo a repúblicaalemã, que quando precisam de dinheiro para prover as despesas do governo os magistrados e o conselho impunham um tributo aos habitantes, que seguido por juramento eles contribuem de forma que lhes parecia justa.
Deve-se concluir também que todos contribuem na proporção de vida; caso contrario o montante não atingiria a determinada quantia e se alguns deixassem de pagar a fraude nãoficaria muito tempo oculta e se descoberta far-se-ia alguma alteração no procedimento.

Onde existisse igualdade não se pode instituir a monarquia, isso se deve ao fato de que na Alemanha não poderia existir indiferença, caso alguém quisesse viver como aristocrata seria morto sem piedade, Maquiavel entende aristocrata como uma pessoa que vive no ócio, sustentado pelos frutos de seus bens; quepassa o dia na abundancia sem preocupar-se com os meios de sobrevivência, como a agricultura ou outro trabalho qualquer.

Onde ela falta não se pode fundar uma republica, pode-se então concluir que quem quiser estabelecer uma república em eu pais onde haja grande número de aristocratas não terá êxito a não ser que os mate a todos; a quem pretender instituir um reino, ou principado, onde existasentimento de igualdade entre os homens, só terá êxito se elevar alguns deles acima do nível ordinária dos cidadãos, transformando esse espíritos ambiciosos em aristocratas de fato. E não só de títulos; dando-lhes terras e castelos, cercando-os de privilégios, súditos e riquezas, de modo que possam apoiar nesse instrumento seu poder e sua ambição.
Portanto, que o fundador de uma republica ainstitua onde haja, ou possa haver, ampla igualdade; que se prefira cria uma monarquia onde exista a desigualdade. Do contrário, nascerá um Estado desproporcionado no seu conjunto sem condições para uma longa vida.


Cap:56

As grandes transformações que ocorrem nas cidades e nos países são precedidas de sinais ou de homens que as prenunciam.

Maquiavel ainda não sabe por qual a razão, mas averdade, ilustrada por exemplos antigos e modernos, é que não houve um acontecimento importante que não tenha sido previstos por profecias, revelações, prodígios ou outros sinais do céu.
Ou seja, tudo que aconteceu e ainda acontece é de fato alguma coisa que já foi indicado por algum tipo de sinal, mas que nossos olhos não estão preparados para identificar.


Cap:57

Unido, o povo é forte;isolados, os indivíduos são fracos.
O autor compara o comportamento do povo ao comportamento de uma multidão. A multidão não tem chefe, por isto é fácil de conter e dispersar, passado o seu primeiro impulso, eis que cada um pensará apenas em sua própria salvação. Para que isto não ocorra a um povo, este deve escolher alguém que o dirija, mantenha unido e o defenda.

Cap:58

O povo é mais sábioe constante do que o príncipe.

Maquiavel comenta que os defeitos normalmente imputados ao povo pelos historiadores também são comuns ao príncipe e piores quando nele se revelam, ao invés de no povo. Ainda, que todos estão sujeitos a excessos quando não há freio que modere as paixões, representado pelo respeito às leis.
O autor afirma que o povo é mais sagaz, constante, menosvolúvel, mais judicioso e mais constante em manter suas constituições do que o príncipe. Que as palavras de um sábio podem fazer um povo entregue à desordem retornar ao bom caminho, ao passo que, para um mau príncipe só há um remédio – a espada.


Cap:59

Que aliança deve inspirar mais fé: a de uma república ou a de um príncipe?

O escritor busca definir qual dos arranjos é o mais constante;...
tracking img