aminiorexe

3995 palavras 16 páginas
RBGO 25 (2): 109-114, 2003

Trabalhos Originais

Repercussões Maternas e Perinatais da Ruptura Prematura das Membranas até a 26ª Semana Gestacional
Maternal and Perinatal Outcomes of Premature Rupture of the Membranes up to the 26th Week of Gestation
Alessandra Maria Mont’Alverne Pierre, Germana Zélia Gomes Bastos,
Régis Oquendo, Carlos Augusto Alencar Júnior

RESUMO
Objetivo: avaliar o prognóstico materno e perinatal em casos com amniorrexe prematura ocorridas até a 26a semana de gravidez.
Métodos: análise retrospectiva dos casos de ruptura prematura das membranas ocorridas até a 26ª semana gestacional, sem sinais de trabalho de parto, sem qualquer tratamento para esta condição antes da admissão, acompanhados no período de janeiro de 1994 a dezembro de 1999. Os casos com idade gestacional menor que 22 semanas e peso ao nascimento inferior a 500 gramas foram excluídos. A amniorrexe foi confirmada pelo exame especular.
Em caso de dúvida realizaram-se o teste da cristalização e a determinação do pH. Todas as grávidas foram submetidas a exame ultra-sonográfico para determinação da idade gestacional e índice de líquido amniótico. Os dados referentes ao resultado final da gravidez e as conseqüências para mãe, feto e neonato foram tabulados.
Resultados: preencheram os critérios de inclusão 29 casos de amniorrexe prematura. A ruptura ocorreu entre a 17a e a 26a semana, com média de 23,6 semanas. A duração média do período de latência foi de 21,7 dias. Ocorreram 22 partos vaginais espontâneos e três induzidos, além de quatro cesarianas. Houve sinais de infecção antes do parto em seis casos.
Em 37,9% dos casos foram administrados antibióticos e em 6,9%, corticóides. Nenhuma paciente foi submetida a tocólise. Ocorreram três óbitos fetais e 25 neonatais. Apenas um recém-nascido sobreviveu, tendo permanecido na unidade de neonatologia por 19 dias devido a infecção e síndrome do desconforto respiratório. Não ocorreram óbitos maternos.
Conclusão: a amniorrexe prematura até a 26a

Relacionados

  • Aminiorexe prematura
    288 palavras | 2 páginas
  • Amniorrexe Prematura
    3973 palavras | 16 páginas
  • enfermagem
    54951 palavras | 220 páginas