Amilase

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Penicilina |
Produção industrial |
|
Seminário apresentado como requisito parcial, ao primeiro exercício escolar, da disciplina bioquímica aplicada a indústria química ministrada pela Profª. Drª. Maria de Los Angeles |
Ana Dornelas |
Pedro Toledo |
Priscila Figueiredo |
Tainá Alencar |

|
08/09/2011 |
|

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO 3
2-MECANISMO DE AÇÃO PENICILINA 4
3- USOS TERAPÊUTICOS 4
4- EFEITOS INDESEJADOS DA PENICILINA 5
5- PROCESSO DE PRODUÇÃO 5
6- MONITORIZAÇÃO E CONTROLE DE BIOREATORES 6
7- FÁRMACOS DERIVADOS 7
8- BIBLIOGRAFIA 8

1- INTRODUÇÃO
A penicilina foi o primeiro antibiótico usado com sucesso no tratamento de infecções causadas por bactérias. A palavra antibiótico vem do grego e significa contra avida.
Até a descoberta da penicilina, diversas pessoas morriam de doenças que, atualmente, são consideradas curáveis. Antes de sua descoberta um simples corte num prego, por exemplo, poderia, eventualmente, levar à morte.
O pesquisador Alexander Fleming, que trabalhava num hospital de Londres, na Inglaterra, realizava estudos em busca de uma substância que pudesse ser usada no combate àsinfecções bacterianas. Fleming havia trabalhado como médico em hospitais militares durante a Primeira Guerra Mundial e, por isso, sabia o quanto era importante tal medicamento.
Em meio às suas pesquisas, com meios de cultura bacterianos, o pesquisador saiu de férias e esqueceu, no laboratório, placas de cultura de uma bactéria responsável, na época, por graves infecções no corpo humano: a Staphylococcusaureus. Ao retornar, percebeu que algumas dessas placas estavam contaminadas com mofo. Fleming estava prestes a lavar as placas, quando seu antigo assistente, entrou no laboratório e lhe perguntou como iam suas pesquisas. Fleming apanhou novamente as placas para explicar alguns detalhes e então percebeu que, em uma das placas, havia uma área transparente ao redor do mofo, indicando que não haviabactérias naquela região. Aparentemente, o fungo que tinha causado o mofo estava secretando uma substância que matava as bactérias.
O fungo foi identificado como Penicillium notatum e, por isso, a substância produzida por ele foi denominada penicilina. Posteriormente, descobriu-se que a penicilina matava também outros tipos de bactérias, e ainda: não era tóxica para o corpo humano, o quesignificava que poderia ser usada como medicamento.
Devido às dificuldades de se produzir penicilina em quantidade suficiente para ser usada no tratamento de pacientes, inicialmente, a descoberta de Fleming não despertou maior interesse na comunidade científica. Foi somente com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, em 1939, que dois cientistas, Howard Florey e Ernst Chain, retomaram as pesquisas econseguiram produzir penicilina com fins terapêuticos em escala industrial. Assim, estava inaugurada uma nova era para a medicina - a era dos antibióticos. Por suas pesquisas, Fleming, Florey e Chain receberam, em 1945, o Prêmio Nobel de Medicina.

2- MECANISMO DE AÇÃO PENICILINA
A penicilina acopla num receptor presente na membrana interna bacteriana (PBP) e interfere com a transpeptidação queancora o peptidoglicano estrutural de forma rígida em volta da bactéria interferindo na síntese de parede celular bacteriana, através de sua ligação com a proteína PBP. Como o interior desta é hiperosmótico, sem uma parede rígida há afluxo de água do exterior e a bactéria lisa (explode).
O principal mecanismo de resistência de bactérias à penicilina baseia-se na produção de enzimas, as penicilinases,que degradam a penicilina antes de poder ter efeito. Outro mecanismo de ação da Penicilina é a inativação de enzimas autolíticas na parede celular, tendo como resultado a lise celular.

1-
2-
3- USOS TERAPÊUTICOS
Há dois tipos principais de penicilina:
* A Penicilina G ou benzilpenicilina, cuja estrutura é mostrada na figura 1, foi descoberta primeiramente, é geralmente...
tracking img