America latina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1210 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 8
América Latina:
Um conjunto de realidades distintas

Como retrata as fotos acima, é grande a diversidade étnica e cultural da América Latina- porção do continente americano que se estende do Rio Grande do Norte até a ilha da Terra do Fogo. Um conjunto de realidades muito variadas, que reúne países industrializados e países exportadores de matérias-primas minerais e agrícolas.Porem, esse conjunto de nações compartilha uma herança cultural e alguns problemas que o distinguem dentro do mundo globalizado.
O conceito da América Latina

O conceito de América Latina surgiu com o propósito de diferenciar essa parte do continente americano da América Anglo-Saxônica, formada por Estados Unidos e Canadá. A América Latina é uma porção subdesenvolvida ou pobre, já a AméricaAnglo-Saxônica é uma porção desenvolvida ou seja rica.
America Latina e seus conjuntos menores como mostra o mapa:

América Latina: Predomina os idiomas Espanhol e Português e a religião Católica, ocupa porção da América do Norte (México), Caribe, América Central e América do sul.
América Hispânica: Compreende os países da língua Espanhola. O Caribe é constituído por diversas ilhas no OceanoAtlântico.
América Ibérica: Localizada por povos oriundos da península Ibérica- Espanha e Portugal, com exceção das Guianas e de algumas ilhas do mar do Caribe.
A ocupação europeia e as influências dos Estados Unidos

O espaço latino-americano foi habitado durante muito tempo por povos indígenas como os maias, astecas e incas, que se desenvolveram importantes civilizações e utilizavam recursos naturaispara garantir a sua sobrevivência.
Passaram a desenvolver atividades econômicas cujo objetivo principal era explorar os produtos que tinham um bom preço no mercado europeu.

Uma região subdesenvolvida

* Enormes desigualdades sociais: Uma minoria mora bem e a maioria sobrevive em péssimas condições.
* Grandes desigualdades de renda e de oportunidades: Poucos recebem altos salários, amaioria ganha salários que não garante uma sobrevivência digna.
Observe a tabela:

* Dependência financeira de organismo internacional e de países ricos: muitos projetos sociais são realizados a partir de financiamento de governos e de bancos estrangeiros, como despoluição de rios, a construção de pontes, casas, hospitais, parques, o financiamento de orquestras etc.
* Dependênciatecnológica de nações desenvolvidas: Aparelhos hospitalares, maquinas e produtos químicos são importados e contribui para o aumento do déficit das balanças comerciais da maioria dessas nações.
* Elevadas taxas de mortalidade infantil e de analfabetismo em grande parte desses países.

América Latina:
Uma divisão regional

Podemos dividir a América Latina em porções bem definidas geograficamente:* México, que será estudado no capitulo 16;
* América central (continental e insular);
* América do Sul.
América Central
A América central e formada pelos países do istmo que liga a América do norte à América do sul e pelas ilhas do mar do Caribe. As três guianas situam-se na América do sul.
O istmo
O istmo é resultado do soerguimento da placa do Caribe, ocorrido na eraquaternária, são países subordinados ao capital norte americano. As principais nações do istmo são: Belize, Guatemala, Nicarágua, El Salvador, Costa rica, Honduras e Panamá.
A agricultura é a principal atividade econômica e emprega a maior parte da população ativa.

As
Podemos dividir a Antilhas em três conjuntos:
Bahamas: São uma exceção do ponto de vista geomorfológico, pois se formaram a partir daacumulação de corais, tendo, portanto, origem coralígena.
Grandes Antilhas
Faz parte deste conjunto cuba, Jamaica, a ilha hispaniola, onde há dois países-Republica dominicana e Haiti-, e porto rico.
Pequenas Antilhas
Agrupam ex-colônia francesa, britânicas e holandesas, como Santa Lucia e Granada e outros que pertencem como marítima (França)e Aruba(Holanda).
Nas ilhas, as mais...
tracking img