Amemdoim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 70 (17473 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Plano de negócios (do inglês Business Plan), também chamado "plano empresarial", é um documento que especifica, em linguagem escrita, um negócio que se quer iniciar ou que já está iniciado. ( Hay, Michaels (1988))
Geralmente é escrito por empreendedores, quando há intenção de se iniciar um negócio, mas também pode ser utilizado como ferramenta de marketing interno egestão. Pode ser uma representação do modelo de negócios a ser seguido. Reúne informações tabulares e escritas de como o negócio é ou deverá ser. (Eder Bolson. Editora SENAC, Brasil. 2003) 
Com base nesse “Plano” vamos descrever sobre todos os requisitos necessários para a abertura de um empreendimento ligado a cultura de amendoim. (Eder Bolson. Editora SENAC, Brasil. 2003) 
Oagribusiness representa o maior negócio da economia brasileira. Tem contribuído nos últimos anos entre 25% a 30% do total da produção nacional, gerado aproximadamente 40% de todos os empregos e respondendo por cerca de 40% das exportações (GASQUES et. al., 2004). São observadas nesse setor, grandes vantagens competitivas e comparativas, e uma das principais alternativas para que o país aumente suaintegração à economia mundial. (GASQUES et al., 2004).
O amendoim é uma leguminosa; Rico em óleo, proteínas e vitaminas; Conhecido e apreciado em praticamente todos os países. No mundo 10% do óleo comestível é óleo de amendoim. (SANTOS et. at., 1997)
Essa cultura passa atualmente por um período de transição. Soluções tecnológicas estão sendo disponibilizadas para o produtor, cooperativase demais agentes envolvidas no setor. Estudos relacionados ao setor são escassos, por isso analisar o agronegócio do amendoim no Brasil, bem como as principais barreiras e oportunidades existentes nesse setor, é o primeiro passo para fornecer informações que contribuirão para o aumento da sua competitividade. (In: SANTOS 1997, R.C. dos (Ed. Téc.))
Os dados foram sistematizados por meio daanálise de SWOT. Os resultados indicam que o agronegócio do amendoim apresenta um grande potencial de crescimento devido à crescente demanda por esse produto, além disso, apresenta condições adequadas para sua produção. In: BORÉM, A. (Ed.)
Por outro lado, a carência de pesquisa, a falta de investimentos em infra-estrutura de armazenamento consiste suas barreiras à competitividade dessesetor. In: BORÉM, A. (Ed.) (2004).
Neste contexto, o objetivo geral deste trabalho é analisar o agronegócio do amendoim no Brasil, evidenciando suas potencialidades e seus desafios como contribuintes do desenvolvimento e da competitividade dessa cadeia produtiva. (In: BORÉM, A. (2004)).
Especificamente, pretende-se caracterizar o agronegócio mundial e brasileiro do amendoim; identificaros pontos fortes e fracos existentes na cadeia do amendoim; e, examinar as barreiras e oportunidades que o ambiente externo revela para o desenvolvimento desse setor.


HISTÓRIA DO AMENDOIM

O amendoim é uma planta dicotiledônea, da família Leguminosae, subfamília Papilonoideae, gênero Arachis. As espécies mais importantes do gênero são A. hypogaea L., A. prostrata Benth e A.nhambiquarae Hoehne. As variedades cultivadas pertencem à primeira espécie. (SUASSUNA, T.M.F. 2006)
O amendoim (em tupi mandu'wi significa enterrado) é a semente, a parte comestível da Arachis hypogaea L., planta da família Fabaceae. As sementes encontram-se dentro de uma vagem acoplada à raiz da planta. Tão popular nas festas juninas e doces brasileiros, muitas pessoas não conhecem um pé de amendoim,que é uma erva, com caule pequeno medindo entre 30-50 cm de altura. (SUASSUNA, T.M.F. 2006)
Além de amendoim, a Arachis hypogaea recebe outros nomes regionais como: alcagoita (sul de Portugal), aráquide, caranga, carango (Moçambique), jiguba, jinguba, mandubi, manobi, amendubi, amendo mepinda (Angola), mancarra (Cabo Verde e Guiné-Bissau). Em alemão é conhecido por Erdnuss, em espanhol...
tracking img