Ambientes Organizacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (364 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de agosto de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
DAVI LUIZ DA SILVA

RESUMO
Denominamos ambiente a tudo quilo queenvolve externamente a uma organização. É o contexto dentro do qual existe a organização. O ambiente de tarefa é o ambiente mais próximo e imediato da organização. É o ambiente específico de cadaorganização. Cada organização tem seu próprio ambiente de tarefa, do qual obtém suas entradas e no qual coloca suas saídas ou resultados. Assim, no ambiente de tarefa estão as entradas e saídas dosistema, ou seja, fornecedores, de recursos (materiais, financeiros, humanos, atividades terceirizadas, etc.) de um lado, e os clientes ou consumidores de outro lado.
Em seu ambiente de tarefaestão os concorrentes e as entidades regulamentadoras que impõem condições, restrições e limitações à atividade organizacional.
É no ambiente de tarefa que a organização cria seu nicho de operações eestabelece seu domínio.O domínio define as relações de poder e dependência com relação aos elementos ambientais. O ambiente de tarefa oferece ainda recursos, meios e oportunidades. Impõem tambémdemandas, condições, coações, restrições, desafios, contingências e ameaças à organização.
A primeira característica do ambiente é o crescimento da complexidade. A segunda é a permanente mudança.Daí decorre a terceira, que é a incerteza que a organização tem a respeita daquilo que ocorre no ambiente. Com o advento da tecnologia da informação, da globalização dos mercados, o mundo virou umaenorme aldeia global. A competição passou de nacional a regional e depois a internacional. Os fenômenos que ocorrem em qualquer parte do mundo passam a influenciar todas as demais partes comrapidez. Se antes o concorrente ficava na outra esquina, agora ele fica em vários outros paises do mundo que nem sequer conhecemos. Se antes o mercado era local ou municipal, agora é global e mundial....