Ambientes marinhos profundos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3151 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNES
FACULDADE DO ESPÍRITO SANTO

AMBIENTES MARINHOS PROFUNDOS

MARCOS RIBEIRO

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM, ES 05 DE JUNHO DE 2012.
1- INTRODUÇÃO

2- FLUIDOS E FLUXOS
2.1- FLUXO LAMINAR VS. FLUXO TURBULENTO.
2.2- FLUXOS GRAVITACIONAIS VS. FLUXO HIDRODINÂMICO.

3- PROCESSOS NO AMBIENTE MARINHO PROFUNDO
3.1- FLUXOS DE DETRITOS
3.2- FLUXOS DE GRÃO
3.3- FLUXOS DO TIPO SLURRY
3.4- FLUXOSFLUIDIZADO E/OU LIQUEFEITO
3.5- CORRENTES DE TURBIDEZ
3.6- FLUXOS GRAVITACIONAIS DE MASSA 3.7- CORRENTE DE FUNDO
4- TURBIDITOS
4.1- TRANSPORTE E DEPOSIÇÃO
4.2- ARCABOUÇOS GENÉTICO DE FÁCIES TURBIDITÍCAS
5- SISTEMAS TURBIDÍTICOS E DEPÓSITOS ASSOCIADOS
5.1- SISTEMAS TURBIDÍTICO DE FOREDEEP
5.2- SISTEMAS TURBIDITICO DE PRODELTA
5.3- SISTEMAS TURBIDITICO MISTO
5.4- SISTEMAS TURBIDITICO DE CANAISMEANDRANTES
5.5- SISTEMAS TURBIDÍTICO DE CANAL-LEVEE
5.6- CONTORNITOS

6- EXEMPLOS BRASILEIROS

1- Introdução
Os ambientes de águas profundas são aqueles situados abaixo do nível base das ondas de tempestade, ou seja, um patamar de profundidade abaixo do qual as ondas não interagem com o fundo. Neste contexto estão incluídos ambientes marinhos e lacustres em que os principais processos detransporte e deposição de grandes volumes de sedimentos são os fluxos gravitacionais.
Dentre os reservatórios de petróleo siliclásticos da margem atlântica brasileira, os tipos mais importantes são aqueles depositados em ambiente marinho profundo por correntes de turbidez e, secundariamente fruto do retrabalhamento por correntes de fundo.
Ate o século XIX, acreditava se que a região abissal do oceano nãopossuía areias, sendo constituído apenas por sedimentos argilosos. Como o levantamento feito pelo navio challenger, foi elaborado o primeiro mapa do fundo marinho, feitas as medidas de velocidade e temperatura de correntes oceânicas e descoberto os nódulos de manganês, constatando se a existência de vida em profundidades consideradas impossíveis pela ciência da época.
Os estudos dos turbiditosteve um grande impulso após a década de 1950, por motivações militares durante a guerra fria, bem como pela importância para indústria do petróleo. A expansão das fronteiras exploratórias mundiais para os contextos de águas profundas determinou a necessidade de um melhor conhecimento do substrato marinho, para evitar que equipamentos submarinos para a produção e escoamentos de petróleo fossemassentado em regiões onde grandes movimentos de massa, correntes de turbidez ou vigorosas correntes de fundo pudesse causar danos a essas instalações.
Grande parte do esforço exploratório das companhias de petróleo esta focada em tudo turbiditos do golfo do México, das bacias da margem brasileira, da costa oeste africana e da indonésia, regiões ploríferas em menos conturbadas que o oriente médio. Cercade 30 BBOE (bilhões barris de óleo equivalente) foram descobertas em turbiditos entre 1955 e 2002, em bacias de margens passivas e do tipo rifte.
Cerca de 90% da produção atual de petróleo do Brasil, oriundas das descobertas feitas da Petrobras, estão em turbiditos e fácies associadas, com um valor de mercado de muitas centenas de bilhões de dólares. Estas descobertas transformaram o Brasil de umsubstancial importador de petróleo na década de 70 para um grande produtor e mesmo exportador de petróleo, colocando também a Petrobras entre as maiores companhias de petróleo no cenário mundial.

2- FLUÍDOS E FLUXOS
Todos os fluidos possui uma resistência ao fluxo dita viscosidade, que é controlada pela composição e, em menor grau, pela temperatura do fluido. Com ao aumento da salinidade e dacarga sedimentar, crescem a densidade e a viscosidade da água. O aumento da carga de sedimentos suspenso, especialmente argila, aumenta significativamente a viscosidade da água, que passa então a se comportar com a mistura sedimento água, com o poder para mover grandes quantidades de material, mesmo de grandes tamanhos.
Conceitualmente, os fluidos são matérias que fluem quando submetidos à...
tracking img